sábado, 4 de outubro de 2008

Talvez eu me arrependa por escrever isto ou Desabafo de uma cristã.

Tem algumas coisas que me entristecem. Não fico irada e nem com raiva e nem decepcionda. Fico triste. Na semana passada chorei muito de tristeza (em dois dias) por causa da frouxidão em todos os sentidos que temos em nosso meio chamado "evangélico". Meus alunos sabem disto pois compartilhei com eles isto

Fico envergonhada com a ênfase mercadológica das metodologias de crescimento, das "novidades eclesiásticas" e da não profundidade dos nossos púlpitos, dos arremedos de culto,das reuniões ou dos encontros que são chamados de culto.

Sinto vergonha da busca pelo poder, a inversão dos valores, a dificuldade em decidir o que é prioritário entre o que é contingente, do medo que alguns sentem por insegurança que chegam a tratar mal outros por inveja, preconceito e ciúme de "suas igrejas" e púlpitos.

Não estou suportando tanta profundidade do tamanho de um pires pequeno, mas sei que Deus é o Senhor da história, o Senhor das nossas vidas e da Sua Igreja, mas eu sou finita, pecadora e um frágil, pequeno ser humano e vejo muito o que está aqui no hoje, no agora. Sou limitada, meu olhar é limitado(não posso ver o futuro), mas sei que meu Senhor Jesus é grande e benigno, e maior do que tudo isto que tem sido dito e pregado. é eu preciso aprender mais dele. Por isto tenho estado quieta, deixei meu site de lado, evitei escrever em um blog até hoje.

Há ainda hoje em dia algumas pessoas que são ordenadas ao ministério eclesiástico sem que tenham passado por um curso de formação ministerial, que normalmente é oferecido em um Seminário. Estou falando de Seminários protestantes ou os chamados "evangélicos". Não consigo entender como isto ainda acontece e principalmente em grandes centros. Há hoje em dia tanta oportunidade, seja em instituições presenciais quanto em Cursos a distãncia.

Sou batista, da Convenção Batista Brasileira e sei que um dos nossos princípios é o da autonomia da Igreja local. Não temos um bispado ou coisa assim, e por isto algumas igrejas tem seguido algumas práticas que estão nos distanciando muito umas das outras. Precisamos tomar cuidado para não jogarmos a criança junto com a bacia pela janela, como dizem alguns.

Sei de muitos que no passado dirigiram igrejas, missões e congregações sem terem feito um Curso de Bacharel em Teologia. Talvez tenham se preparado em outros lugares, com outros líderes, em pequenos e rápidos cursos, ou então foram agraciados de uma maneira especialíssima por Deus.

No meu entender alguém que quer ser capacitado para liderar seja em qualquer das áreas como pastoral, musical ou como educador religioso, precisa de uma formação e mais ainda precisam passar por um Seminário (um bom Seminário!)ou uma boa faculdade teológica. Isto não quer dizer que todos que passarem por um curso nestas suas áreas serão melhores pastores, ministros de música, mas no meu olhar tem que passar por um Seminário denominacional.

Não desejando julgar ninguém e nem capacidade de cada um em pastorear,continuarei defendendo que um pastor deve estudar Teologia em um Seminário, mergulhar profundamente e estudar muito, não só teologia, mas outras áreas como aconselhamento, psicologia, filosofia...

Um Ministro de música ou seja que nome novo queiram dar para este ministério, que não tenha passado por um Seminário pode fazer até um excelente trabalho musical, mas ele pode demorar a entender a extensão da ferramenta que tem em suas mãos para abençoar, cuidar, ensinar, curar, consolar e proclamar. Não estou falando de música. Estou falando do uso desta música. Música como ferramenta, música funcional.

Um músico que deseja liderar esta área na sua igreja precisa estudar matérias teológicas também. Precisa estudar a filosofia da música sacra, os princípios bíblicos, teologia sistemática, Antropologia, sociologia, Novo e Velho Testamento...

Os concílios para pastores e ministros de música precisam ser firmes, duros, coerentes e apertados. Precisamos de firmeza e clareza bíblica. Os concílios precisam ser em uma data e se aprovados, serão ordenados em data posterior.Muitos já acontecem assim.

Tenho andado e saído muito e falando em muitas igrejas, visito muitos lugares, faço parte de muitas listas e dou aula para Teologia e Música Sacra e conheço muitos seminaristas de diversos lugares e de vários seminários. Os relatos e o que vejo são de doer a alma. Minha mente trabalha, trabalha pensando o tempo todo sobre estas coisas. Meu coração dói e penso se valeu alguma coisa lutar tanto, ensinar tanto, não somente eu, mas todos os que viveram até hoje na luta e na pregação de um cristianismo real, bíblico. Um cristianismo de Cristo.

Muitas igrejas de hoje são fracas (por diversos motivos), o estudo bíblico não é tratado como em outras épocas. Falta conteúdo. Falta crescimento cristão. Músico começa cedo a trabalhar em igreja, não recebe ensino bíblico suficiente, não frequenta uma boa classe de crescimento cristão. Precisam de bons pastores, mentores.

Já ouvi relato de pastores que caminharam com seus músicos formados em boas faculdades de música,e que ombro a ombro estudaram juntos no gabinete. Estes pastores ajudaram na formação da visão destes jovens, tirando-os do palco para o altar. Mas, isto é raro, e os que pensam sobre a Igreja, sabem que músico sem base bíblica, sem conhecimento teológico e sem comunhão com Deus e vivendo da Sua Graça DIVIDEM igreja.

As pessoas cantam muito, até demais. O conhecimento de muitos está vindo pelo ouvir e pelo cantar e afirmo que estão ouvindo muita bobagem. Letras medíocres, melodias ruins e harmonias fracas. Não é possível termos vivido e desenvolvido tanto para vivermos tempos medíocres.

Os cultos parecem que viraram shows e modismos. Muitas igrejas deveriam cantar menos, orar mais e mergulhar profundamente na Palavra. Os pastores, os bons líderes deveriam treinar outros, ensinar, discipular.

Se passando por seminários está difícil, imagina sem. Alguns decoraram certos jargões eclesiásticos, bombásticos, consumiram e aprenderam a oratória e o tom de voz do momento, copiaram o que há de pior da mídia ou das igrejas ou pessoas consideradas como de sucesso e de uma hora para outra viraram pastores, pastoras, ministros de música ou de "louvor" - não concordo com este termo, mas fica para outra vez.

Novamente peço desculpas, mas tem horas que meu sangue ferve. Alguns pensam que estou calma ou não vendo nada, mas é só instinto de sobrevivência. Quem está mais perto sabe o que estou dizendo, sabe da minha angústia por ver este vazio, por esta desordem eclesiástica que por aí anda.

Cada um de nós sabe o que tem feito e o que poderia ter feito de diferente.
Não tomem para si meu lamento e nem me levem a mal.

Será que estou exigente demais, será que estou ficando fraca, melancólica?
Resolvi mudar meu exercício diário de meditação. Estou começando a ler a Bíblia toda novamente (desde a minha meninice fiz isto). Comecei fazendo de conta que nunca tinha feito isto antes. Comecei domingo.

Preciamos tomar cuidado para que a Bíblia não seja lida apenas para estudar, preparar sermões, fazer ordens de culto.

A experiência de cada um é única, por favor pesquisem e tenham uma visão mais embasada do que sentimental e seu eu estiver totalmente enganada, então esqueçam tudo que escrevi se acharem que estou errada,

Abs
westh ney

9 comentários:

  1. Não há do que se arrepender caríssima amiga, a verdade deve ser dita, mesmo quando está na contramão dos modismos. Suas inquietações são compartilhadas por outras pessoas, inclusive por mim.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Oi Professora. Legal seu blog. O que me chamou a atenção foi o final "A experiência de cada um é única, então esqueçam tudo que escrevi se acharem que estou errada."

    ResponderExcluir
  3. Dicas para um Culto responsável de um simples e pretensioso 'sentador' de igreja:

    01. Tudo tem que estar bem amarrado. Fazer força pra tudo estar irrepreensível.

    02. Datashow só antes do culto começar e depois do término. Durante desliga essa joça.

    03. Grupos de louvor só se for uma música especial, sem choradeiras, resmungos apopléticos ou caretas de cólicas. Com a mesa sintonizada no volume das caixas de som. Aliás o cara da mesa de som tem que ser uma pessoa ABENÇOADA, não pode ser qualquer um, tem que ser bem sensível, quase um artista.

    04. Toda música deve privilegiar a congregação só... cantando em uníssono sem interferência de nada... nem a pregação pode ser mais importante que o canto congregacional. Eu explico: porque Deus ouve nosso clamor e usa Seu servo pra comunicar a mensagem Dele. Estou errado?

    05. Leituras em uníssono entremeadas com canto é o máximo.

    06. A música instrumental deve estar o mais baixo possível para não interferir no canto da congregação.

    07. Durante o canto só na frente da congregação devem estar o regente, o pastor e auxiliares. Grupos de louvor nunca.

    08. Pregação só com muitas horas de estudo. O Pastor tem que ser culto não dá pra ter um pastor que não tenha cultura. Não é justo, se é que me entende. O pastor nunca deve nivelar sua pregação com a sua audiência. Tem que ser o contrário. As pessoas são obrigadas a saber o que pastor está falando. Elas tem que MELHORAR SEMPRE, se APERFEIÇOAR SEMPRE, e essa melhora só vem com cultura, com estudo, com muita leitura... mas muita mesmo.

    09. Um condutor ou auxiliar tem que ser uma figura serva. Serva do Senhor como vc Wetica cheia de amor no coração. Fazendo a congregação sentir que Deus está ali.

    10. Avisos mínimos e dízimo com oração no final só antes do processional. Depois é só sagração. Podem ter 2 processionais:
    - processional 1 para chamar as pessoas onde vão entrar os avisos redundantes e mais dízimo com oração no final, o datashow só pode entrar aqui, depois é desligado para começar o processional oficial;
    - processional 2 (que chamaria de oficial) para preparar as pessoas: ATENÇÃO DEIXE SEUS PROBLEMAS LÁ FORA AQUI É LUGAR DE CULTO À DEUS.

    11. Sempre. Eu disse SEMPRE, deve-se ter o culto impresso. Letras de músicas em datashow nem pensar, pois estarão desligados durante o culto.

    12. O design de interior da igreja deve estar limpo nada que possa importunar visualmente a congregação. Faixas e banners (os horrorosos e os bonitos) com qualquer tipo de mensagens devem ficar fora do salão de cultos. O ambiente deve ser o mais visualmente limpo possível.

    13. Deus deve estar acima de qualquer coisa. Sempre sendo mencionado até quase a exaustão.

    b
    m

    ResponderExcluir
  4. Sem nada do que se arrepender. Fico imaginando... Tenho apenas 8 anos de Evangelho e me ressinto das mesmas coisas. Quiçá irmãos que viveram anos auros de verdadeiros cultos e do simple, mas eficiente e poderoso Evangelho de Cristo!
    Mas, este ressentimento não é exclusividade dos nossos arraiais: sexta-feira na rodoviária do terminal Tietê, à noite, enquanto aguardava o embarque, li a aba do livro do teólogo Leonardo Boff: "Eclesiogênese:a Reinvenção da Igreja", parecia uma edição escrita por um evangélico como nós, ressentido pela falta do verdadeiro Evangelho. É... não somos os únicos. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Professora, gostei muito do seu blog, abênçoado, centrado, verdadeiro, como sempre.
    sempre te adimirei, essa foi só mais uma vez.
    aprendo muito com você.
    Obrigado por compartilhar conosco mais um pouco de sua enorme saedoria.
    Abraços.
    Marcus Gerhard

    ResponderExcluir
  6. E Elias sentia-se só, abandonado! Restava um único servo de Deus pelas contas dele, pois ele não percebia os outros! Também ficava difícil de perceber porque eles estavam escondidos nas cisternas! IReis 18:4.
    As vezes nos sentimos assim e quando menos esperamos, percebemos, com felicidade, outros achegando-se até nós. Percebemos que estamos vivos e que temos suporte de muitos outros irmãos em nossa caminhada.Irmãos que estão sentindo-se sós também e que precisam saber que existimos. Afinal, um monte de gente só transforma-se em uma multidão! O que precisamos é mostrar-nos, saindo das diversas covas ou cavernas onde nos escondemos, querendo nos proteger das ameaças daqueles que querem impor coisas estranhas no arraial da Igreja.
    Seja através de grupos na internet ou de Blogs, precisamos nos identificar com tantos outros irmãos que precisam perceber a nossa existência para que possam, aliviados, ter a visão de outros profetas além dos "profetas" de baal.
    Deus nos abençoe e muito!
    Henri.
    http://henripib.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Mestra do meu coração!
    Nada mais é tão coerente do que a sua tristeza! Eu compartilho dela e endosso o seu sangue fervendo!! Há alguns meses (e pareceu que demoraram a passar!!) ensimesmei-me diante da minha fraqueza e limitação em poder fazer algo. Minha voz fraquinha ficou ainda mais tênue diante do trotar da carruagem no qual cada dia ingressam mais e mais de nossas igrejas. A carreata está enorme!!! Comprida demais!!! O que me abismou é que o Senhor da História permite. Agora: pra quê? perguntei eu. Deixei "esse povo" pra lá e segui adiante, caminhando em paralelo, mostrando a minha indiferença (?!...). Mas até quando? Sinto, como você, que os investimentos brutos das igrejas em dar um ensino teológico de qualidade não têm sido lá recompensados...não estou falando em a pessoa ter ou não um ministério numa igreja no final de tudo, mas do tempo e dinheiro dispensados aos seminaristas não T6em rendido frutos de vida. Eles saem dos seminários e faculdades teológicas como entram e as igrejas hoje não querem Ministros de gabarito, mas ministros que se gabam!!! Os falastrões são os mais cotados!!! Tanto para tão pouco... Vida afinada com o Senhor do Tom? O que é isso, é de comer? Artigo de luxo e pra quem tem tempo sobrando, dizem...
    Então, minha Amada, não se sinta só! Os questionamentos são muitos, os olhos pasmados e perplexos também! E momentos de melancolia todos nós temos direito a alguns... E é o Senhor que levanta no tempo devido vozes e vidas para que todos se encantem com a Palavra de novo -- o Reavivamento Bíblico do qual falaram Esdras e Neemias -- que saudade de suas aulas... Quem sabe esse tempo e essas pessoas estão chegando, como num ajuntar de ossos de um vale seco como o que estamos vivendo? Affff, estou quase escrevendo um blog, hein?...rsrs...
    Aquele abraço apertado regado de beijos, beijos e mais beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto, faça do seu blog a sua Tribuna. Sou da IPB e aqui tb ,infelizmente, está assim . Abraços

    ResponderExcluir
  9. Mto interessante o que vc escreveu!
    Concordo plenamente!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .