sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Adoração/Louvor/Culto - parte 1

Há um desgaste na nossa sociedade do sentido exato de algumas palavras. Louvor, amor, gospel, adoração...Vocês concordam? Quando estava escrevendo, junto com minha amiga Leila Gusmão, o livro Culto Cristão - contemplação e comunhão, Juerp, 2003 perguntei para alguns amigos o que eles entendiam ou pensavam sobre tal assunto e o Pr Davi Liepkan - que serve ao Senhor em Santa Bárbara do Oeste - respondeu assim:

“Fiz uma pesquisa há muito tempo (cerca de dez anos), em duas igrejas, sobre o significado da adoração, ou seja "por que adoramos?". As respostas mais comuns foram "para agradar a Deus" - adora-se como um sacrifício - "para pregar a Palavra, ou seja, cultua-se para evangelizar e alguns poucos falaram em "comunhão" com Deus ou com os adoradores”.


Você não acha que o sentido ou conceito de culto tem se perdido tanto, que muitas vezes fica difícil até saber o que estamos fazendo diante do Poderoso, que nos atraiu com seu amor e que nos chama para uma koinonia? Koinonia é uma palavra grega, que significa comunhão - muito usada no NT - que significa partilhar, sentir junto).


Aliás, quando falamos em adoração muitos pensam em louvor, culto no templo, solos, encontros gospel, grandes shows, cantos, muitos cantos... Porque será que confundimos tanto? Será que já paramos para pensar neste Deus que tem a capacidade de se autodoar para nos trazer aos seus braços ou abraços ?


Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho, em uma de suas mensagens disse que “... parece que Deus só será exaltado e glorificado se cantarmos bem forte e pelo menos uns 5 cânticos, então muitos poderão crer que cantar (...) seja o que há de mais importante na igreja. Confundimos muito a glória de Deus com nosso senso estético. O que gostamos nem sempre é, necessariamente, o que Deus gosta“.


Mas o que será que Deus “gosta” ?

A Bíblia diz em João 4.23 que o Pai procura por verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Louvor então será o resultado da adoração, pois para adorar e louvar e cultuar, o ser humano precisa ser nascido de Deus e este toque só poderá ser dado através do Espírito de Santo, pois como adorar o que não conhecemos? Em João 4.22 - “Disse Jesus: Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos.”

Westh Ney R. Luz

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .