sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Música na Igreja 3

Jovens preparados para servir ao seu Senhor com música na Igreja - final

continuação...

Bem, então o que será que devemos cantar? Cantar a Palavra. A Palavra de Deus. Como saber, como escolher? Quem é a congregação da minha igreja? O que eles estão precisando aprender? Este canto (hino e cântico) é doutrinariamente correto?
As doutrinas estão corretas segundo a confissão da minha igreja? As verdades são bíblicas? Tem erros teológicos? Como é a teologia do culto? O português está correto? È bom literariamente? Que linguagens poéticas ou figuras de linguagem são usadas? Elas ajudam ou estão prejudicando a comunicação? É bonito, fácil de cantar, é clara a letra?

Puxa, quantas perguntas não? É gente, cantar no culto cristão, não é brincadeira, não. Cantar na igreja, no culto coletivo é mais sério do que vocês possam imaginar.

Com nossos cantos ensinamos, doutrinamos, consolamos, proclamamos as verdades de Deus e sua Palavra. Quando cantamos estamos orando junto, dizendo ao Senhor das nossas necessidades e tribulações. Também dizemos ao Senhor do nosso amor por ele. Quando um grupo entende e sente assim, pode ajudar e levar todo o povo a fazer o mesmo.

Os cantos não podem ser só diretamente também falando a Deus ou Cristo. Eles precisam também falar ao coração do irmão, testemunhando do poder do seu amor. Cantos de comunhão, que falem sobre as nossas diferenças e ao mesmo tempo mostrem que o que nos une é mais forte do que o que nos separa. Somos diversos, mas o Espírito Santo que nos chamou para a Salvação e para a boa obra é o mesmo. Este Espírito de Deus é que nos une em amor. E onde o Espírito de Deus habita, há amor, bondade, domínio próprio, paz, paciência, alegria, fidelidade, amabilidade. (lembram do fruto do Espírito em Gálatas 5. 22 e 23?).

Que maravilha pertencer a uma comunidade que canta assim! Com entendimento, com emoção, com clareza, com fé, com justiça. Justiça?

Sim, pois uma igreja é também uma família e quando pensamos assim não podemos desprezar todos os membros da mesma. O que todos gostam de cantar? O que sabem de cor e que já cantaram durante muitos anos e que faz parte de toda a sua História eclesiástica? Sabe, quando fazemos um almoço de família não podemos excluir o vovô ou o irmãozinho nenenzinho, pois não será um almoço de família, não é mesmo?

Deve ser assim também na Igreja. Não podemos em um culto coletivo, para toda a Igreja, selecionar ou premiar só um segmento. Precisamos pensar equilibradamente. Precisamos selecionar os cantos pensando em toda a família cristã reunida para a adoração. Não é tão difícil como parece.

Ore, conheça a sua igreja, ame todos sem distinção. Pense na importância de todos cantarem, até aqueles que quase não enxergam, que cantam de cor por isto, mas que estão lá no culto desejando entoar suas canções preferidas, querendo cantar a plenos pulmões as verdades de Deus e seu grandioso e maravilhoso amor.

Vamos cantar a Redenção do homem realizada na Cruz de Cristo.

Cantemos este amor que nos faz irmãos, cantemos sobre Jesus e seu maravilhoso olhar e perdão, seus ensinamentos, sua verdade, sua justiça, suas leis e seu caminho que não é tão fácil, mas é o único para a Salvação.

Cantemos sobre a presença do doce Espírito Santo que nos guia em toda a verdade, que nos constrange chamando cada ser humano para uma nova vida.

Jovem, que a Graça maravilhosa de Jesus esteja sobre sua vida para guardá-la de todo o mal, ensinando e guiando você para um caminho mais excelente. Não deu para falar sobre culto, ministério, louvor, adoração...
Continuaremos em outro número da revista
Paz de Deus para todos!

Westh Ney Rodrigues Luz - É profª. do Seminário do Sul/STBSB de História da Música, Gestão de música na Igreja e Culto cristão e membro da Igreja Batista Itacuruçá, Tijuca/RJ.
..............


PESQUISE MAIS:

1. Alguns links:
http://blogdawesth.blogspot.com/
http://www.batistas.org.br/miolo.php?canal=134&sub=585&c=&d=1
http://www.transmundial.com.br/noticias/noticia_inteligente.php3?id=104
http://www.pibrj.org.br/musica/partituras.html
www.musicaeadoracao.com.br/ministerio/index.htm
http://www.jorgecamargo.com.br
http://www.crerepensar.com.br/
http://www.carlossider.com.br/
http://www.cifranet.org/


2. Alguns livros:

BAGGIO, Sandro. Revolucão na música gospel – um avivamento musical em nossos dias.SP: Exodus, 1997, 196p.
BASDEN, Paul. Estilos de louvor. SP:Mundo Cristão,2000.190p
FREDERICO, Denise Cordeiro de Souza. Cantos para o culto cristão. São Leopoldo: Sinodal,1997.414p
HUSTAD, Donald P. Jubilate ! a música na igreja. São Paulo: Vida Nova,1986.310 p.
LUZ, Westh Ney e GUSMÃO, Leila. Culto Cristão – contemplação e comunhão. RJ:JUERP, 2003.204p.
MC COMMON, Paul. A música na Bíblia. Rio de Janeiro:Juerp,1963. 147 p.
SHEDD, Russel P. Adoração Bíblica. São Paulo: Vida Nova,1987. 170 p.
SILVA, Mauro Clementino. Cultos e panacéias. Curitiba: Mauro C Silva, 1966.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .