sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Música na Igreja 2

Jovens preparados para servir ao seu Senhor com música na Igreja - part 2
Westh Ney Rodrigues Luz

Gente, recebi de um amigo esta pérola:

“Em uma loja de fotocópia ouvi o seguinte diálogo:
- E aí, continua com muito louvor a sua igreja?
- Cada vez mais. A gente quase não tem mais a Palavra.

Músicos na igreja sem Bíblia, sem conhecimento da Palavra de Deus, não tem sentido algum. É um desastre. Causam grandes problemas, pois com as emoções a flor da pele e princípios baseados em achismos ou gostos pessoais podem causar divisão, contendas e não união, comunhão.

Muitas pessoas hoje congregam em uma igreja sem saber quais as suas doutrinas. O conteúdo teológico e até doutrinário é ensinado pelas canções, cantos (hinos ou cânticos) que são veiculados pelas rádios chamadas evangélicas, que promovem cantores que são indicados pelas gravadoras, que os transformam em ícones ou ídolos, promovendo shows.

Há uma confusão reinante, pois citou Deus, fé, cruz, fogo vivificador, chuvas e alguns outros símbolos que estão na Bíblia, se os termos bíblicos estão presentes, então é digno de estar sendo cantado no culto, independente da denominação, da igreja. E muitos sem conhecimento das suas doutrinas querem empurrar ou fazer o mesmo em cultos nas suas igrejas locais. Não estou falando de jovens. Estou falando de todos que fazem assim independentes da idade.

Tocou na rádio chamada evangélica, apareceu na TV em cultos-shows, achamos que seria bom para a nossa igreja. Tem coisa para ouvir, ficar feliz, alegre, mas nem tudo serve para um culto público. Nem tudo serve para a sua igreja ou mesmo denominação. Ah, Westh Ney, mas está na Bíblia...

Gente, muitas vezes o que está lá é pinçado, selecionado, desprezando o contexto onde está inserido e que convém para quem está gravando, para o conceito ou ideologia que está por trás das músicas sacras (populares ou não).

Como é a sua Igreja? É uma Igreja Batista?
Bem, então você tem uma declaração doutrinária que ela, a igreja segue. Você conhece a declaração doutrinária da Igreja Batista?

Vou citar um pouco dela:
Nós, os batistas, dizemos e apregoamaos que somos fiéis às Escrituras. Só faz parte da comunidade, quem é convertido pelo Espírito Santo de Deus e é batizado por imersão. As igrejas batistas são livres, cooperando voluntariamente umas com as outras, mas sem um poder central.

Os batistas trabalham no Brasil e no mundo com missões, evangelismo, educação teológica, religiosa e secular e ação social. As igrejas são agrupadas por bairros próximos, estados e reunidas em associações regionais, convenções estaduais e nacionais, como forma de melhor organização e apoio umas às outras.

As resoluções destas convenções não exercem autoridade sobre nenhuma delas, funcionando apenas como sugestões ou apelos. Nós, segundo a nossa declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, acreditamos que:

1º) A Bíblia Sagrada é a única regra de fé e conduta;
2º) A igreja é uma comunidade local democrática e autônoma, formada de
pessoas regeneradas e biblicamente batizadas;

3º) Defendemos a separação entre igreja e estado;
4º) Devemos ter absoluta liberdade de consciência;
5º) Todos são responsáveis individualmente diante de Deus;[i]

Citei só alguns princípios, mas quero ressaltar, destacar que só a Bíblia é quem regula a fé Batista, pois seus princípios registram a revelação que Deus fez em linguagem humana e sua interpretação sempre deverá ser trazida à luz da pessoa de Jesus Cristo e dos seus ensinos.

Sua igreja é assim?
Os cantos que ela entoar devem refletir isto. Se assim não for, fica sem sentido cantar por cantar. Cantar algo que não se acredita.

continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .