sábado, 1 de novembro de 2008

Música na Igreja 1

Jovens preparados para servir ao seu Senhor com música na Igreja - part 1
Westh Ney R. Luz

“Vocês também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes consagrados a Deus. Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (1Pedro 2.5,9).

Sim vocês foram chamados para anunciar os atos poderosos de Deus, também cantando, fazendo música. Convidada para escrever para vocês, jovens que amam a Cristo e são chamados por Ele para um ministério maravilhoso, emocionante e complicado que é o da música na igreja, estou aqui, sem saber como começar; como alcançar seu coração, quer dizer, sua mente? O que será que você quer, ou melhor, o que será que você precisa saber?

Sabe, resolvi falar com vocês da mesma forma que falo com meus alunos no Seminário do Sul (STBSB). Muitos estão em suas igrejas servindo, completamente entregues nas mãos de Deus, conscientes de como é importante a tarefa que o Senhor Deus colocou em suas mãos. Cantam, tocam dirigem cantos, participam de vários coros e bandas, chamadas Gospel.

Então vamos lá? O que é ministério? O que é culto? Para que serve a música? Sim, para que serve a música na igreja?

Vamos começar com esta citação de Campbell Morgan, que pincei do livro - A Cruz de Cristo de John Stott, grande pregador e que termino o 1º capítulo do livro Culto Cristão – contemplação e comunhão, que diz:

“Só o homem crucificado pode pregar a cruz.. Disse Tomé:” A menos que eu veja em suas mãos o sinal dos cravos... não crerei”. O Dr. Parker de Londres, disse que o que Tomé disse acerca de Cristo, o mundo hoje está dizendo a respeito da igreja. E o mundo também está dizendo a cada pregador: A menos que eu veja em tuas mãos as marcas dos cravos, não crerei”

Queridos jovens que amam o Senhor Jesus, que desejam fazer diferença neste tempo, neste mundo prestem atenção: só uma pessoa redimida no sangue do Cordeiro, que morreu e renasceu para uma vida nova com Cristo pode pregar esta mesma Cruz, pode falar deste grandioso e misterioso amor. Amor que vem de Deus e que move o seu coração para o serviço ao Senhor e ao próximo. Para desenvolver um excelente e verdadeiro trabalho com a música na igreja precisa ser realmente convertido, salvo em Cristo Jesus.

Para que possamos ser bênção na nossa igreja, ajudando a congregação para que ela cante bem, com entendimento e com emoção seus louvores ao Senhor precisamos ser mais humildes. Reconhecermos que sabemos pouco, esquecer o título de “Levitas” – pois não estamos mais no Velho Testamento, com classes sacerdotais. Hoje, na nova Aliança somos todos sacerdotes do Senhor. Sacerdotes para ajudar, apoiar a congregação, a sua comunidade religiosa a reconhecer os atributos de Deus (Adoração) e demonstrar isto em cantos, orações, leituras bíblicas, posturas, atitudes que será o seu louvor. Louvor é tudo o que você faz como resultado do seu reconhecimento de quem Deus é. É a sua adoração em ação!

Se quisermos ser bênção, precisamos estudar de verdade. Vejo pessoas bem intencionadas e com vontade de aprender, que participam de cursinhos de final de semana, escutam algumas palestras, compram alguns poucos livros e muitos CDs, “xerocam” tudo que outros pesquisaram, estufam o peito, empinam o nariz e revirando os olhos sentem-se prontos, ou autorizados para este ministério. Da Palavra de Deus, a Bíblia, sabem pouco e de música alguns até sabem, mas não entendem que ministério é serviço. Que música na igreja é ministério e não palco. Que culto não é o momento para demonstração de performances, atuações as mais variadas e desconexas. Ao final deste artigo relaciono alguns links e livros para você dar uma pesquisada.

Vocês até podem achar que “peguei pesado”, mas tenho visto isto ao longo de alguns anos nas igrejas, em encontros e congressos que tenho participado.

o artigo continua em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .