quarta-feira, 15 de julho de 2009

CODEX SINAITICUS, manuscrito da Bíblia - séc. IV

Meu amigo-irmão, Amaru Soren (aquele da igreja dos Huguenotes e que mora na Alemanha) me escreveu novamente e é claro para trazer boas novas.
.........................

Querida Westhninha,

Escuta, lí esta reportagem aqui no jornal de domingo - aliás quando fui tocar outra vez na igreja dos Huguenotes -, e achei o artigo fantástico! É sobre manuscritos da Bíblia na internet.
Veja o anexo, traduzi e coloquei alguns outros dados. Nem sei se já saiu isto aí.

Quem sabe nao seria bom para site do Seminário ou algum meio de comunicacão para a denominação. Dá uma olhada e me diz o q vc acha. Para te dizer a verdade, eu fiquei emocionado quando li!
bjks e saudades!
Amaru Soren
.................................................................................

Manuscrito da Bíblia 350 d.C. reluz atualmente na internet

CODEX SINAITICUS , o manuscrito da Bíblia proveniente do séc. IV está agora em sua forma completa, com acesso na internet.

O trabalho de digitalização do único documento histórico remanescente do Novo Testamento composto por 400 folhas de pergaminhos escritos em grego, chega em Julho de 2009 a sua conclusão e por iniciativa da Biblioteca de Leipzig está online, incluindo traduções para o inglês e o alemão.

O abrangente projeto contou com uma equipe de teólogos, restauradores, artistas gráficos, técnicos em digitalização, arqueólogos e historiadores de diversas partes do mundo.

O CODEX SINAITICUS, assim denominado por ter sido encontrado em 1844 nas dependências do Mosteiro de St. Katharina situado aos pés do Monte Sinai, é considerado juntamente com o CODEX VATICANUS o mais antigo documento do Novo Testamento.

O teólogo e incansável pesquisador Constantin von Tischendorf trouxe 43 folhas desse manuscrito à Biblioteca de Leipzig.

Outras partes originais dos pergaminhos encontram-se atualmente na Biblioteca Nacional Russa de São Petersburgo, no Mosteiro de St. Katharina e na Biblioteca Britânica em Londres.

Estas instituições seguem trabalhando unidas e existem já projetos de acréscimo dos restantes pergamentos do Antigo Testamento na internet, como também de uma edição encadernada da Bíblia com todos os manuscritos restaurados.

Para acesso: www.codex-sinaiticus.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .