sábado, 21 de março de 2009

Culto na Alemanha - Huguenotes

Queridos amigos e colegas de ministério musical nas igrejas

Fiquei tão feliz e encantada de ouvir meu irmão e amigo Amaru Soren, quando ao telefone começou a falar sobre o culto na Igreja dos huguenotes 1693), o órgão de 1764 e do histórico Saltério de Genebra (idealizado por Calvino, séc. XVI), que lhe pedi que escrevesse e me enviasse por e-mail para compartilhar com vcs .
Leiam abaixo o belo relato dele.
Ao final a liturgia.
Grande abraço
westh ney

*************************************************************************************************
Querida Westh Ney,

Como Deus atua em nossas vidas por meios que muitas vezes para nós são desconhecidos, fui chamado domingo dia 8 de Março para atuar como organista - em uma situação de premência - em um culto na Igreja dos Hugenotes de Erlangen - Nuremberg. Esta é uma das igrejas evangélicas mais antigas (1693), mais tradicionais e exigentes à nível de estrutura de cultos, liturgia e música sacra na região da Baviera.

Saí de casa as pressas, estava nevando, arrastando uma mala que quase estourava, repleta de hinários, partituras, e com o coração batendo forte!

O Templo, de estilo barroco é de uma beleza elegante e discreta (espero que as fotos saiam bem no email), é claro, luminoso, de forma arredondada, conduzindo a vista a um ponto principal onde estão o púlpito, a mesa para a ceia e a pia batismal.
Doze colunas sustentam a parte superior do templo, amplas galerias, onde estão localizados o órgão e o coro.

Muito interessante foi ver de perto este púlpito, que é uma grande obra de marcenaria com inspirações doutrinárias, possue a forma de um cálice. Será ocupado sempre pelo pastor, exclusivamente no momento de proferir o sermão à congregação.


As minhas apreensões foram desfazendo-se, transformando-se em impressões de reverência e tranquilidade a partir do instante em que entrei neste Templo. A forma pela qual fui recebido pelo Pastor Johannes Mann, a forma pela qual a zeladora amavelmente me conduziu até ao órgão, e também observando a atitude de nossos irmãos em Cristo que estavam lá trabalhando, responsáveis pela limpeza e manutenção do Santuário, fizeram-me imediatamente lembrar de Eclesiastes 5.1, versículo que tão bem conhecemos: "Guarda o teu pé... "

A Liturgia do culto (está em anexo) é encadeada de momentos de adoração, confissão, proclamação, meditação; sempre relacionados à diversos cânticos. Um culto que permite aos seus participantes uma fluência de momentos espirituais, sem a necessidade de anúncios. Então constatamos também de como é poderosa e clara a linguagem não verbal em um culto!

Após o prelúdio e a saudação relacionada ao significado do culto daquele domingo, o primeiro hino a ser cantado foi 263 do EG (Hinário Evangélico Alemão): "Sol da Justiça, achegue-se aos nossos dias/ Brilhe através da Tua Igreja/ para que o mundo todo possa ver-Te!"
Não existe melhor surpresa e inspiração para um organista do que uma congregação que cante, e cante como um grande coro! E foi o que aconteceu. Quem sabe, este hino não será um dia entoado em nossas igrejas...

Salmos do Saltério de Genebra, hinos de procedência alemã e composições modernas integraram este abençoado culto. Ressalto aqui a recente produção de selecionados hinos e seus respectivos compositores, não somente da Europa, mas também da nossa América do Sul.

Como sabemos, esta é a música que conduz as nossas almas em forma mais pura à presença do Senhor. Estes hinos, justamente, constatam sempre características musicais-textuais sacras de qualidade. Temos, portanto uma geração de compositores e autores dotados, alcançando novos horizontes, com mentes abertas, aceitando valiosa bagagem, valiosa história e fundamento vindos do Pai de nossos pais.


Nada de modismos, de baladas ou imitações pop. - Não que seja contra ao rítmo bossa-nova e outros, mas tudo tem o seu lugar, não é mesmo?!

O órgão de tubos é um instrumento também em estilo barroco de 1764, construido por J. Nikolaus Ritter, aluno de conceituado organeiro Silbermann, em excelente estado de manutenção. Instrumento famoso pela qualidade única de som e pelos potentes registros na pedaleira: Baixo-Principal 8`, Sub-baixo 16` e Trombone-baixo 16`.

A membresia desta igreja seguramente enfrenta seus problemas, porém o que muito me impressionou foi a "felicidade reverente" demonstrada pela congregação.

Depois de tocar o poslúdio e agradecer à Deus pelo privilégio e pela benção, logo em seguida pensei em nossos músicos e em como compartilhar estes momentos tão significativos.

Meu sincero desejo é que repassando este relato, possa inspirar motivar e fortalecer o trabalho de meus amados irmãos músicos. Trabalho nem sempre devidamente reconhecido, nunca aplaudido, mas certamente sob a Graça Divina, portando a responsabilidade de uma suprema missão em nossas igrejas brasileiras.

O texto bíblico de Romanos 5:1-5, está relacionado ao mencionado domingo e a semana que se inicia. Dentro do Ano Litúrgico, este é denominado Domingo Reminiszere, signifícando: "Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e benignidades". Antífona: Salmo 25.6

Em anexo, envio a liturgia e um prospecto referente ao órgão.
Amaru
Karlsruhe, 19.03.2009

*************************************************************************************************



9 comentários:

  1. Como eu disse na aula, é bom ter contato com outras coisas.
    Ontem mesmo, Milena, Alan e eu conversávamos sobre esse e-mail, discutindo também sobre a exigência que é feita pra tocar em uma Igreja Alemã, diferente da exigência que é feita para tocar em uma oquestra.
    Enfim, conhecer, aprender. Estamos aqui pra isso e esse texto, contribui para o nosso crescimento.

    Abrs.

    ResponderExcluir
  2. Sim Enoque, foi por isto que postei isto. Acho que nossos horizontes se ampliam quando vemos algo assim como o relatado.
    bjs .

    ResponderExcluir
  3. VEjam o depoimento de uma amiga, que está atualmente morando nos EUA.
    Ela me enviou por e-mail e postei aqui.
    bjs
    ..............................

    Westh
    Beijo!
    Amei seu blog!!! Fui muito abencoada com as palavras escritas por seu amigo!! Muito "thanks" por ter compartilhado comigo!!!! Vc nunca vai saber a dimensao do bem que vc me fez!! Nao sou musica, aliais como vc bem sabe, nem cantar eu sei.... Mas Deus falou comigo de uma maneira que so Ele sabe, quando eu estava lendo..... So te escrevo essas coisas porque quero que vc saiba que hoje foi bencao na minha vida e que Deus te usou, usou seu email pra que voce fosse portadora de Sua PAlavra na minha vida!!! Quero que vc esteja bem, com saude e na mesma alegria de sempre!!!
    Beijo no coracao.
    Ana Costa.

    ResponderExcluir
  4. Velhas novidades do velho mundo que não conhecemos mais no novo mundo...
    Mundo cruel!
    A igreja é de 1693. Quantas almas já passaram por ali!

    ResponderExcluir
  5. Ao ler o relato, senti uma paz muito grande.
    É o que precisamos em nossas Igrejas.
    Obrigado por colocar.

    jow.

    ResponderExcluir
  6. Ao ler o relato, senti uma paz muito grande.
    É o que precisamos em nossas igrejas.
    Obrigado por colocar.
    jow.

    ResponderExcluir
  7. Parabêns por esta postagen histórica e atual, que nos traz a menoria uma marco da história da Teologia e da Igreja.
    Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Westh, obrigado por compartilhar.
    Foi inspirativo ler este relato no momento em que preparo uma semana sobre Princípios de Liturgia.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  9. Como sempre Tupaque Amaru surpreende pelos seus relatos, lembrando sempre o grande avô que teve, grande abraço.

    Paulo Catumba

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .