terça-feira, 10 de março de 2009

Seminário do Sul, convite


Aula Magna e 101º aniversário do Seminário do Sul, que será realizado no dia 17 de março de 2009, às 20h30, na Capela. Será o preletor, o pr. Josué Mello Salgado, Presidente da Convenção Batista Brasileira. Rua José Higino, 416, Tijuca, Rio.

Em 16 de agosto de 1891 chegou ao Rio de Janeiro o missionário norte-americano J. J. Taylor. Enquanto pastor da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, dirigia, também, um pequeno seminário na sua própria residência. Foi assim que vários dos primeiros pastores das Igrejas Batistas do Brasil receberam a formação teológica.

Em 1907, na cidade de Salvador, durante a primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, decidiu-se pela criação do Colégio Batista na cidade do Rio de Janeiro, tendo como Presidente o missionário Dr. J. W. Shepard. Já na estrutura inicial do Colégio existia um Departamento Teológico, que no ano seguinte, 1908, receberia o título de Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Em 1936, o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil tornou-se independente do Colégio Batista, numa sede própria com área total de cerca de 66.000 m2.

Em 1962, o Seminário criou o Curso de Música Sacra e em 1994, implantou o Curso de Educação Teologia Cristã, que em 1999 transformou-se na Faculdade de Ciências da Educação, a qual, atualmente, é nomeada de Faculdade Batista do Rio de Janeiro.

Até o presente momento, o Seminário emitiu mais de 3.000 diplomas - m Música Sacra, em Educação Cristã e em Pedagogia - para vocacionados que vêm exercendo ministérios diversificados em todo o território brasileiro e em vários países dos cinco continentes.

Por seus bancos e por suas cátedras passaram notáveis nomes. Nas estantes de suas bibliotecas encontra-se parte da melhor bibliografia brasileira teológica contemporânea. Nos seus arquivos estão manuscritos, documentos, objetos e fotografias indispensáveis à produção de uma história do movimento evangélico neste país.

O Corpo Docente tem sido constituído, através dos tempos, na sua maioria, de professores Mestres e Doutores.

Hoje o Seminário é administrado pelo Conselho Diretor e tem como executivo o Pr. Dr. Israel Belo de Azevedo, Diretor Geral, que também é professor do curso de teologia. Ele é o pastor da Igreja Batista Itacuruçá (Tijuca, Rio de Janeiro, RJ), e tem 22 livros publicados, o último deles "Apologética Cristã" (editora Vida Nova).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .