sábado, 21 de março de 2009

Carta Aberta ao Prof. Dr. Israel Belo de Azevedo.

Caros amigos, professores, alunos, funcionários e ex-alunos

Ontem, dia 19/03/2009 , 18h30 - um grupo de funcionários, profs. e alunos foram até o gabinete do prof. Israel Belo de Azevedo.

Lemos esta carta, entregamos uma Bíblia , por nós alunos e professores e funcionários assinada. Estávamos visivelmente emocionados. Não gostaríamos que saísse. Na realidade o que planejávamos era entregar uma carta pedindo que não saísse, mas ele pediu sua demissão desde o 2º semestre de 2008 e ontem já foi aceito pela CBB.

Ficamos sem ação. Não fizemos isto antes, desta forma, combinados, pois estávamos orando esperando que ele mudasse sua decisão, de acordo com a Vontade de Deus para a sua vida. Então fizemos assim, mas é claro que nós, da comunidade do Seminário do Sul faremos um culto ainda, e prestaremos outras homenagenSuas marcas e influência ficarão, é claro, a maior de todas as marcas do pr. Israel para mim e para muitos, que sem dúvida foi o restabelecimento da capela, dos cultos, da disciplina espiritual que um cristão vocacionado precisa desenvolver.

Nestes tempos (6 anos) o púlpito da Capela foi para a pregação do evangelho e da palavra de Deus, onde muitas vezes, ele se ajoelhava e nós emocionados o seguíamos.

Eu sempre sou muito rápida e meio agitada. Um dia ao entrar na capela já acendendo luz e abrindo as janelas, vejo pr. Israel ajoelhado lá no 1º banco. Foi emocionante. Nunca mais entrei alvoroçada, pois podia encontrar novamente aquele servo de Deus inteligente, que tem uma mente brilhante, dependendo do seu Senhor. Meu maior temor é que percamos este olhar, esta prática.

Ontem dirigi a capela da manhã. Ela estava praticamente com todos os alunos daquele turno (Radical, Missões, Teologia e Teologia integral) e foi um momento muito bom. O detalhe é que as 6h30 já tinha tido o Despertar com Deus (culto diário de oração do CADS). Temos 3 capelas semanais: Terça - tarde e noite e quinta pela manhã. Os cultos não são obrigatórios, mas muitos alunos tem priorizado este Encontro. Temos ex-alunos que sobem a Colina para matar a saudade dos cultos, que não são muito grandes, por causa do tempo entre as aulas, mas que tem oração, cantos, pregação da palavra, oração silenciosa, em duplas e momento de decisão (apelo).

Espero que a interinidade que deve acontecer após 31/03/2009 - será o último dia do nosso diretor geral, nosso reitor - seja breve, segura, firme e sábia.

O novo diretor será o Dr. Josué Salgado, presidente da CBB sendo o executivo Sócrates Oliveira de Souza, que é é o atual diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB)

Grande abraço para todos
westh ney

********************************************************
Carta Aberta ao Prof. Dr. Israel Belo de Azevedo.

Nós, alunos, professores, funcionários, todos que, de alguma forma estamos ligados ao Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e à FABAT, gostaríamos de expressar-lhe nossa comoção diante da possibilidade de concretizar-se a perda de sua mão diretora, sua palavra sábia, sua proteção justa, sua amizade sincera e seu flagrante amor por essa Instituição que amamos e que a todos nos congrega.

Ela e nós o vimos aqui chegar como criança, ainda; aqui estudar como seminarista; aqui lecionar suas primeiras turmas, concretizando o sonho de sua jovem vida. Muitos de nós, assim como Ela, o vimos assumir a Direção em momento crucial, delicado, difícil, quando um espírito sábio e corajoso era indispensável à manutenção da ordem acadêmica e espiritual da nossa Casa. Nós e Ela o vimos exercendo a função de diretor com mãos calmas, porém seguras, tecendo caminhos novos rumo à modernização da estrutura material e conservação dos ideais da Palavra de Deus em nosso meio. Ninguém que tivesse ficado sem sua palavra de compreensão... Ninguém que se pudesse sentir desamparado, sem sua ação de auxílio e orientação...

Hoje nós o vemos demissionário... O senhor mesmo nos conclama a não termos preocupação, pois a transição será natural e tudo continuará como sempre...

Não, nada mais será como sempre, pois o senhor não estará mais sentado em seu gabinete, para levantar o rosto e dar um aceno quando passamos por ali! Talvez não possamos mais contar com que suas decisões sábias sejam emitidas para sanar problemas, às vezes, tão complexos! Com certeza, talvez o senhor não mais possa nos dizer : "Aprendi com o Pastor Davi Malta a colocar problemas graves na gaveta, para esperar a decisão de Deus, pois há situações que precisam esperar que a voz de Deus se faça ouvir." ou que "Às vezes, o aluno, hoje considerado problemático, virá a ser um ótimo pastor , um homem de espiritualidade, pois ele ainda é muito jovem, está aprendendo!". Ou ainda, diante dos que reclamavam sobre os brincos ou as palavras de acadêmicos, que pareciam tão heréticas: "O coração do homem é que não pode ser herético."; "A Academia é para se estudar a Palavra, a fé do homem é para servi-la."

Talvez o senhor não se lembre de tudo isso... Mas nós , que aprendemos do senhor, temos essas lições como marcas indeléveis em nossa memória... E, por isto, nós lhe pediríamos que "fosse tardo em dizer" adeus, que ficasse conosco um pouco mais de tempo, que adiasse, ainda um pouco mais, sua demissão, que fosse célere em dizer SIM a essa nossa petição!...

Mas, se já não é mais possível ser assim, aqui estamos para trazer-lhe o abraço fraterno, a palavra cristã, o olhar do discípulo admirado, diante do mestre, o coração que chora pela alegria agora magoada de dor!...

Receba a nossa gratidão por tudo de bom que o senhor representou, e ainda representa, para nós e, também, toda a nossa esperança de continuarmos a tê-lo conosco, como amigo, como mestre, como dirigente e pastor de nossas almas!...

Com todo o nosso afeto,
Comunidade do STBSB e da FABAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .