sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto Musical Coro na Bagagem do Seminário do Sul em Ribeirão Preto e Franca, SP

por Westh Ney Rodrigues Luz

Uma viagem de libertação - “... o que posso dizer com isso é que muito de mim (senão tudo) foi quebrado ao ver os olhos daqueles que aguardavam por uma esperança, e quando cantávamos, era como anunciar as verdades do céu, e mesmo cansados como estávamos, um brilho surgia em nossos olhares. Isso, certamente fazia alguma diferença, pois o que adiantaria cantar algo que não estava vivendo? Uma incoerência como essa é inaceitável.

A viagem trouxe sentido a todas as canções que cantei no coro durante o ano e me educou sobre meu caráter, me aperfeiçoou sobre certas posturas, enfim, me libertou de minha ética discursada tão "belamente". Resta agora o desafio de permanecer caminhando, caminhando ao lado dos que também querem ir em busca de alcançar o mundo, com esta ferramenta libertadora que é a música..."
Enoque Verli, 3º ano de Música do STSBB

Ouvimos sempre depoimentos semelhantes quando voltamos de cada viagem anual. Este é o 5º ano deste Projeto Musical Coro na Bagagem do Seminário do Sul – STBSB, “cuja finalidade é promover a integração e interação entre os alunos, suas igrejas, as igrejas que os recebem e o Seminário”. (prof. Theógenes Figueiredo o coordenador).

O PROJETO CORO NA BAGAGEM –
O Coro é formado por alunos do 3º e 4º ano do Curso de Música do Seminário do Sul e alguns ex-alunos convidados. Acompanham os alunos, os seguintes professores do mesmo Curso: Leonardo Cunha de Barros, Westh Ney Rodrigues Luz, Claudiane Barros (pianista), Rivelino de Aquino (regente) e Theógenes Eugênio de Figueiredo (coordenador do Curso).

Os objetivos do projeto podem ser resumidos assim: prover liderança capacitada para o exercício do ministério musical levando Oficinas musicais para as Igrejas e cidades visitadas, além do que já foi mencionado acima, que é a motivação para um envolvimento em qualidade nas atividades durante o período da vida acadêmica.

Os alunos custeiam suas despesas com o transporte e hospedagem em hotel. Nos primeiros cinco dias, são hospedados nas casas dos irmãos da Igreja, onde um dos nossos objetivos é o de aprender a realidade de cada localidade, conhecendo de verdade cada pessoa, crescendo no exercício relacional. Alguns recebem ajuda das suas igrejas ou de amigos, outros dos seus pais, outros se preparam todo o ano, vendendo, fazendo hora extra e investindo na sua formação. Não recebem notas ou conceitos por participarem do Projeto.

É muito esperançoso e interessante nestes cinco anos percebermos nos nossos alunos o ideal missionário, a consciência de missão, e a capacidade de responsavelmente investirem na sua própria formação. É claro que fazemos camisetas, “garrafinhas de água, Cd (lançamos nesta viagem o nosso 1º) o que não representa uma porcentagem significativa. As igrejas que nos recebem contribuem com a alimentação e muitas levantam ou separam alguma oferta financeira que ajudam os que ainda ficam pendentes durante a mesma. É um trabalho de amor dos professores que atuam no projeto, dos alunos, das Igrejas e do STBSB. O resultado destas viagens além dos detalhes acima, são almas impactadas – tanto dos que cantam quanto dos que ouvem - pela mensagem salvadora e reconciliadora do Senhor Jesus Cristo. Tudo isto é feito com música e de diversos períodos musicais, texto bíblico dentro da confessionalidade batista, com Coro, Recitais individuais, Oficinas musicais e Culto Cristão com mensagens ou em forma de cultos cantados ou sermões segmentados e testemunhos.

Neste ano o repertório ficou assim: Vivaldi, Mendelssohn, Mozart, Robert Ray, John Rutter, Kirkland/Fatke, Lloyd Weber, Cindy Berry, Dana Menge, Mark Hayes, Ralph Manuel e os brasileiros Odyl Jr, Nabor Nunes, Agenor M. Neto, Marcelo Neles, Rivelino de Aquino e Stella Junia (nossos professores)

A VIAGEM –

Desde o início do Projeto já estivemos em Sorocaba (SP), Contagem e Belo Horizonte (MG) no ano de 2005; Volta Redonda, Vassouras e Barra Mansa (RJ) no ano de 2006; Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO) no ano de 2008; Ourinhos (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Em 2009 a viagem foi para Ribeirão Preto e Franca (SP) e Goiânia (GO).

Saímos do Rio de Janeiro dia 09/11/2009, com atraso, pois chovia muito e nossa aluna Nadyne Lima, escorregou e torceu o pé na descida do STBSB. Nosso coordenador levou-a para o Hospital. Neste momento todos nós começamos a pensar, orar e vigiar, pois a nossa luta não seria de agora em diante contra dificuldades burocráticas, financeiras e materiais, mas seria nas esferas espirituais desejando minar a nossa resistência. Temos convivido durante cinco anos bem de perto com nossos alunos e professores, dividindo sonhos, quartos, ônibus, esperanças e emoções. Assim chegamos a Ribeirão Preto – SP, onde ficaríamos por três dias e indo à Franca em uma manhã. Esta seria a nossa parada no caminho para Goiânia, em Goiás.

RIBEIRÃO PRETO, SP

Fomos recebidos com muito carinho e um gostoso café da manhã pelo Pr. Genilson Vaz e a MM Josenilda Vaz (que foram alunos do STBSB) e parte da Igreja. Que alegria os três dias que ali passamos com os amados irmãos da Igreja do Pr. Genilson – a PIB de Ribeirão preto. Todos nós fomos tão bem recepcionados, hospedados e nossas palavras de gratidão são poucas para expressar nosso sentimento.

Nossa delicada ex- aluna, a MM Tâmara Suellen nos deu um grande susto com outra enfermidade, também nos pés. O pastor da Igreja acionou seus irmãos médicos da Igreja e ela foi socorrida. Quase que a Tâmara voltava para casa. Bem novamente alguém com um problema nos pés. Quando chegamos na cidade de Goiânia, no dia 13, a calma e querida aluna Ana Priscila Lacerda quebra o pé andando suavemente como sempre faz. Foi atendida no Hospital de emergência da cidade, ficou imobilizada e ainda está de cadeira de rodas andando pelo STBSB estudando e se preparando para seu casamento dia 02/12/09. Ela teve que voltar de avião três dias após o acidente. Foi grave. Que situação interessante... Todos nós começamos a nos indagar e a vigiar cada vez mais.

O que será que Deus estava querendo nos dizer com tantos pés enfermos e prejudicados? Será que tínhamos pés de barro? Será que o que estávamos por realizar em três cidades era algo sem base, sem raiz, sem verdade? Ali, em meio aos nossos questionamentos estava a boa mão do Senhor nos ensinando e guiando. Seja o Senhor sempre louvado em todos os nossos caminhos e intenções.

Neste mesmo dia, sábado, 10 de outubro, realizamos as Oficinas: Acompanhamento ao piano; Violino; Bateria; Culto e liturgia; Liderança do ministério da música; Multimídia na igreja; Musicalização Infantil; Regência; Teclado, Técnica vocal e Violão.

O Recital aconteceu às 20h deste mesmo dia com a participação das alunas formandas Gisele Cordeiro e Lydia Baratute (piano) e Julia Félix, canto; o Duo de viola e violino com prof. Leonardo Cunha e Eduardo Oliveira (talentoso músico da Igreja/Orquestra Sinfônica da cidade; e MM Luis Armando de Oliveira e Prof. Rivelino de Aquino, canto. O Coro na Bagagem apresentou nesta noite seu repertório para Concerto – Vivaldi, Mendelssohn, Mozart, Robert Ray, e Stella Junia. No culto da noite no domingo, dia 11/10 aconteceu o um culto cantado com toda a Igreja de Ribeirão cheia e feliz (nós também) tendo a certeza do Senhor Jesus exaltado e glorificado por todos nós naqueles dias.

Na 2ª feira, o amado e incentivador dos músicos, pr. Genilson e sua talentosa esposa, a MM da Igreja – Josenilda nos proporcionaram um dia inteiro em uma chácara linda, onde tivemos uma reunião com os dois líderes. Ali falaram sobre como fazer um dueto afinado - um casal de obreiros, juntos nos Ministérios pastoral e musical. Falaram dos desafios da cidade de Ribeirão Preto, da economia, das faculdades de música e das atribuições de cada um deles no ministério e como conviver bem. Disse o pastor que não tem problemas com o ministério da música, e que mensalmente se reúne com todos para orar, louvar e exaltar ao Senhor e onde ampliam as amizades e o conhecimento.

Pr. Genilson disse que liderar é delegar e confiar e que a palavra chave no seu ministério é relacionamento. Antes dos cultos em algumas ocasiões são realizados recitais, que desta forma atrai pessoas à igreja, que de outra forma não fariam, pois o povo de Ribeirão é conservador, tradicionalmente católico e as famílias são muito fortes. Neste dia nos congraçamos com nossos irmãos da Igreja de Ribeirão que ali estavam com um gostoso churrasco, onde depois cantamos em volta da mesa muitas canções antigas dos Vencedores por Cristo, Grupo Elo, Rebanhão, Sergio Pimenta, Palavra da Vida ao som do violão do prof. Rivelino de Aquino com biscoitos, doces e café. Lágrimas nos olhos e corações aquecidos, ali todos estavam irmanados com pessoas, que até dois dias antes nunca tínhamos visto ou ouvido falar.

Que mistério, que maravilha a vida cristã, a irmandade que temos com o sangue de Cristo correndo em nossas vidas. Que maravilha a comunhão cristã que temos e podemos partilhar. Grande mistério este!

FRANCA, SP

No domingo, 11/10, pela manhã, Deus reservou outro momento muito especial para nós. Fomos cultuar na Igreja Batista Jardim Redentor em Franca, SP, que tem 23 anos de organização. O culto a pedido do pastor teve o tema adoração, culto, louvor. A ordem foi então dentro de Isaías 6 – Cultando nosso Deus. Um sermão segmentado assim: A visão, O medo, O desafio, A resposta, A missão. Coro e toda a Igreja participaram com muitos textos bíblicos e cantos sacros. A direção/mensagem foi da profª. Westh Ney Rodrigues Luz.

Almoçamos na Igreja e após este momento não imaginávamos o que Deus teria para nossos corações. No interior do templo, sentamos e ouvimos o Pr. Valdenir Albarral falando sobre os desafios da região, da congregação da sua Igreja que é um trabalho pioneiro e que já possui um templo pronto, sustento, plano de saúde, casa para o pastor, mas que até aquele dia ainda não tinha conseguido um obreiro para aquele lugar.

IMPRESSIONANTE, como parece que ainda faltam obreiros! O antigo apelo é o mesmo ainda hoje: - Quem enviarei? A congregação é em São João de Bela Vista. O que tem neste lugar? Tem gente precisando de Jesus, diz o pastor Valdenir.

A cidade de Franca tem cerca de 350.000 habitantes e todas as pessoas estão envolvidas em algo ligado a sapatos. Nesta cidade há o projeto musical Guri, a Igreja Quadrangular que é a maior, uma catedral da IURD, cinco (5) Igrejas Batistas e nenhum ministro de música. Está sendo construído um grande Hospital Espírita, pois eles são numerosos e assumidos.

Enquanto ele falava, olhava para meus alunos que estavam emocionados, chorando por ouvirem o testemunho do que Deus fez e ainda tem feito na vida do pastor Albarral e sua família. Temos no projeto oito (8) filhos de pastores, entre professores e alunos e estes encontraram pontos semelhantes aos vividos por suas famílias pastorais.

O pastor falou sobre seu encontro com Deus aos 17 anos, quando vivia pelas ruas de São Paulo envolvido em gangues de rua, alcoólatra (nunca foi preso). Converteu-se ao Senhorio de Cristo em um acampamento com os Jovens da Verdade e a mensagem de um pastor presbiteriano. Estudou, fez concurso para os Correios (ECT), onde construiu sua carreira de carteiro a tesoureiro.

Ganhando cerca de 20 salários mínimos, já pastor, casado e com filhos (um deles precisando de tratamento especial devido um erro médico no ato do nascimento) ouviu voz de Deus no seu coração que lhe perguntava se ele era um funcionário dos Correios ou um pastor. Ali, dirigindo seu carro decide deixar tudo e ficar só com o pastorado ganhando dois salários mínimos e meio. Novamente repito: Que grande mistério é este de homens que corajosos largam tudo por amor à Obra de Cristo e que experimentam a presença e o maná do Senhor diariamente, sem faltar um só dia a provisão.

Voltamos para Ribeirão, distante cerca de 1 hora para cuidarmos das nossas malas e do culto da noite, pois sairíamos pela manhã seguinte rumo à Goiânia. Durante a viagem todos estavam quietos, pensativos e muito emocionados. Duas alunas sentaram comigo - e alguns chegavam mais perto em alguns momentos - e voltando chorando, compartilhando o que Deus já tinha feito naquela manhã e nestes três dias em suas jovens vidas.

Como é maravilhoso investir em vidas, como é surpreendente depender da Graça maravilhosa e especial de Cristo Jesus, o Mestre, Salvador e Senhor. Ao Senhor seja todo o Louvor!

No próximo artigo narrarei a estada em Goiânia, o Asilo, o Acampamento dos ciganos, REVIVER – o centro de dependentes químicos, o Seminário Teológico Batista de Goiânia, a Igreja Batista da FAMA (Pr. Newton Bastos) , a Igreja Batista Jardim das Esmeraldas (Pr. Aldimar Miranda de Carvalho) e o 70º aniversário da Convenção Batista de Goiás (presidente Sérgio Vaz) .

“ O meu maior prazer é viver e cantar sobre Deus. Pode haver algo melhor ? A cada minuto foi sentida a atuação sem igual de nosso Senhor Todo-Poderoso. Por tudo o que fizemos, que cantamos, a Deus, e somente a Ele, sejam dadas glória e honra para sempre!”
Marco Aurélio Verçosa, aluno do 3º ano de música do STBSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .