quarta-feira, 11 de novembro de 2009

... continuação - Cultos com pirulitos, balinhas e brinquedos religiosos

Caros amigos cristãos

não nos iludamos, o problema não é de uma igreja ou denominação.
Muitos ritos, muitas formas também bonitas e solenes em um ou outro momento e que nos acordam e tiram a névoa dos nossos olhos tão acostumados na nossa confortável realidade cristã, não passam de formas e que no dia-a-dia não nos impactará mais, pois são ritos vazios, sem significado real ou então porque já cumpriram a sua missão e nós não fizemos a nossa parte e não crescemos e não descobrimos Deus no meio das nossas bolsas e gavetas.

Não podemos nos acostumar com uma vida cristã rala, comum, como se tudo já soubessemos, cristalizados em nossas experiências passadas, acostumados com o que Deus já fez. Ele é dinâmico, age, nos supre, mas é justo conquanto, não obstante- bondoso e amoroso. De tanto cantar e falar sobre Deus, principalmente de um Deus tão "bonzinho, tão queridinho, tão papaizinho" será que não temos perdido a visão da Sua majestade, grandeza, soberania? Será que temos perdido a visão de Senhor da História?

É muito mais fácil percebermos logo de cara o esvaziamento da liturgia, dos cultos, da sua forma, mas ela reflete o conteúdo, ela é o depositório ou a estrutura do que entendemos por Deus, seu amor, o sacrificio do Cordeiro Cristo Jesus e presença atuante do Santo Espírito que nos impulsiona e dimensiona o nosso Serviço ao mundo em nome desta Fé.

"Ah, todos vocês serão conhecidos pelo amor que possuem uns pelos outros", diz o texto bíblico. Com medo de não sermos conhecidos assim pelo Senhor, realizamos movimentos de Koinonia, que como movimento é fácil realizar, mas como verdade integral vai se esvaindo até trazer este cansaço.

Em Setembro, um pastor depois de muito falar e caminhar me ligou dizendo que iria encerrar o tempo do seu chamado "grupo de louvor". Algumas pessoas amparadas por mais outro pequeno grupo queriam continuar usando práticas menos tradicionais do que a sua Igreja suporta e com o comprometimento de fazer de uma forma cópia/cover a repetição de shows de TV ou Shows gospel. Este pastor disse-me que aceitou ficar naquela igreja pois a mesma se dizia tradicional. A Igreja não quer aquela prática e ele chegou ao máximo e investido de sua autoridade de também gestor/ administrador, precisava tomar esta decisão de em nome dos outros irmãos - disciplinar um grupo que não entende e não conhece o seu papel da música na liturgia. Fiquei com pena da situação, mas gostei de ver um pastor pastoriando também, pois tenho visto muitas "licenças"por meio de perder jovens, membros ...

Culto é algo sério, não é um "programa de culto".
Bem, mas todos nós sabemos isto.

O que me preocupa é o descaso com a celebração da Ceia, pois ali, pelo menos ali, em algum momento as pessoas trazem à memoria o porquê da ida ao cultos, à igreja. Ali naquele momento da liturgia com a Ceia, é relembrado os fundamentos da nossa fé, na anamnese que é feita do que Cristo realizou e do que ainda fará. Ali recordamos, relembramos, enfim celebramos (pois celebração não é só festa) a vinda, a missão e a espera "esperançosa" da sua Segunda vinda gloriosa.

Só para lembrar aos meus amigos, aos que me conhecem há algum tempo:
Deus em meio a uma grande tribulação me enviou para servi-lo junto aos presbiterianos por cerca de 6 anos. Ali,abatida como uma ave frágil, de longe, fora dos meus arraiais pude olhar para nós e este momento foi crucial e decisivo em minha vida.

Ainda bem que Deus não cabe na palma das minhas mãos.

* escrevo com base nos dados do que que recebo de muitos alunos, dos feedbacks nas conferências e do que Deus fala ao meu coração. É cansativo, é dolorido, mas espero em Deus que sempre pode renovar as minhas forças. Tem horas que precisamos ficar quietos na caverna, em silêncio ouvindo e sentindo a doce e santa presença do Senhor.

Deus seja com todos nós.

abraços
westh ney - http://blogdawesth.blogspot.com/
Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil - STBSB, Tijuca - Rio
Um lugar onde se aprende a orar, a liderar e a pesquisar.
Cursos de Teologia, Música e Pedagogia
www.seminariodosul.com.br

2 comentários:

  1. É Westh, a pobreza dos cultos e os desvios de finalidade que se observam na atualidade, são uma afronta ao nosso Deus e uma demonstração de que os altares cederam lugar aos palcos, e leitourgo ao animador.

    ResponderExcluir
  2. Paz! É uma infeliz realidade. Perdemos valores essenciais para o que a Bíblia chama de "culto racional".

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .