terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cultos com pirulitos, balinhas e brinquedos religiosos


Escrevi este texto em resposta à minha amiga que narrou um fato. Leia abaixo ao final.
..................

Querida amiga, meus irmãos e amigos

Esta tem sido a minha luta diária. Ainda bem que muitas igrejas ainda querem ouvir sobre isto.
Pelo menos ouvindo, mas se colocarão em prática, aí já são outros 500.

A pobreza e a mediocridade estão nas portas em alguns lugares, mas em outros adentraram há muito, e permeiam as mentes e os corações. Igrejas e cultos fast-food, onde as pessoas sem discernimento ou ensino, colocam tudo de uma só vez no prato e misturam todas as guloseimas, todos os sabores...

Bem dizia A.W. Tozer, lá pelos anos 60:
“Em muitos lugares raramente é possível ir a uma reunião cuja única atração seja Deus. Só se pode concluir que os filhos de Deus estão entediados dele, pois é preciso mimá-los com pirulitos e balinhas na forma de filmes religiosos, jogos e refrescos” (A. W. Tozer).

Isto foi retirado do livro do Rev. Arival Casimiro. “A necessidade de essência do culto”
In Adoração e louvor. S. Bárbara d’Oeste: SOCEP, s/d., vol. 1, p. 9. por Isaltino Coelho, e citado no artigo Cultos biblicamente relevantes em http://www.seminariodosul.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=82&Itemid=65

Como W. Tozer é atual. Um dos livros dele - "O melhor de A. W. Tozer " (Ed. Mundo Cristão) - que não sai da minha mesa de cabeceira e que para onde viajo o levo. É um livro de excertos de vários outros livros dele.

No livro - A Raiz dos justos ele fala sobre o Deus entretenimento.
Diz assim:
" Não é uma coisa esquisita e um espanto que, com a sombra da destruição atômica pendendo sobre o mundo e com a vinda de Cristo estando próxima, os seguidores professos do Senhor se entreguem a divertimentos religiosos? Que numa hora em que há tão desesperada necessidade de santos amadurecidos, numerosos crentes voltem para a criancice espiritual e clamem por brinquedos religiosos?”

Para quem sabe ler um pingo é letra, não há nem o que comentar...

Nossas igrejas e púlpitos estão com muitas pessoas incrédulas hoje. Para que pregar Arrependimento, Confissão, Perdão de Deus em lugar do perdão entre as pessoas, tratando os problemas relacionais e trazendo um serviço de auto-ajuda para o povo?

Para que pregar se alguns nem acreditam na Volta de Cristo e nem pregam sobre a Segunda Vinda? Onde os irmãos tem escutado mensagens assim?Se Cristo não vai voltar, se não se acredita na alma no inferno e nem no céu, se a Igreja se tornou um lugar bom e aprazível para cuidar das nossas mazelas e clubinhos sociais onde cantamos (demasiadamente), choramos, nos emocionamos, fazemos uma catarse e o pregador como uma boa mãe velhinha passa a mão na cabeça dos fiéis (coitadinhos tão sobrecarregados, tão precisando de uma abraço ) e isto já está bom demais. Ora, porque incomodar as pessoas que mesmo dentro da Igreja estão perdidas sem salvação?

Não sei porque tantos querem ir para muito longe fazer missões, se temos nossas congregações cheias de membros incrédulos e caminhando a passos largos para o inferno.Temos tempos cada vez mais difíceis chegando e será que nosso povo está preparado para enfrentar tantas tribulações?

Tenho estado em muitas igrejas e vejo, sinto, escuto as pessoas. Assusto-me, fico inquieta pensando, lá vou eu de novo, falar estas mesmas coisas? Acho que não há mais necessidade, mas Deus me mostra como nosso povo está "esquecido" do seu primeiro amor, e está com sua mente embotada para as verdades bíblicas dos apóstolos e profetas. Imaginem como devem estar com as palavras e o ensino de Cristo?

Oh, Senhor dá-me mais vigor e força e não me deixe desanimar e nem me cansar. Levante Senhor homens e mulheres - além dos que já assim pensam e sentem - e que tenham uma fé incondicional, genuína, não de ouvir dizer, mas de experimentar e viver diariamente com seu Deus, experimentado seu amor, submissos ao Senhorio de Cristo e perfeitamente auxiliados, consolados e sabiamente aconselhados pelo Santo Espírito.Esta á minha oração e em nome de Cristo Jesus meu Salvador, amém!

Só Deus pode mudar o rumo das nossas igrejas cristãs ao redor do mundo.
Westh Ney Rodrigues Luz, 10/11/2009 - 00:40

**************************
O texto da minha amiga:

(...) ontem à noite, após um culto com esvaziamento completo de muita coisa, um amado irmão me procurou e disse: não estou conseguindo mais ser batista. Um culto tão pobre liturgicamente, nem leitura da Bíblia na ordem, não...disse-me ele, não dá para aguentar.

****

2 comentários:

  1. Deus a abençoe Westh.
    Um texto fantástico para um boletim dominical.

    ResponderExcluir
  2. Realmente em algumas ocasiões, pulamos, cantamos, dançamos, suamos e saímos no
    final com um vazio na alma.
    Parabéns pela visão.
    Auli Júnior

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .