quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hinódia Batista Brasileira: HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA JUERP - 2 - 5

História do Departamento de música da JUERP, pelo olhar, autobiografia ou lembranças de Bill Icther - Parte  V

PUBLICAÇÕES

Uma das grandes lacunas que senti no início do Departamento de Música, que oficialmente começou em 1958, portanto, 50 anos atrás, foi na área de publicações. Existia pouca literatura coral. A coleção mais usada era “Coros Sacros,“ do irmão Arthur Lakschevitz, cujo primeiro volume saiu em 1950. A coletânea de Graça Cowsert - “Hinos de Louvor,” também publicada em 1950, foi utilizada pelos corais, bem como a coleção, “Antemas Celestes” de Alyna Muirhead. Algumas coleções do metodista Alberto Ream também foram de grande valor. Cheguei a usá-las com os corais com quem trabalhava.

A primeira publicação (1ª) do novo departamento foi “Antemas Corais,” uma coleção de músicas corais. Fiz questão, que, naquela primeira coleção, as músicas de alguns brasileiros fossem incluídas. A coleção tinha contribuições de Guilherme Loureiro, Carlos Zink, Heitor Argolo, e do pastor presbiteriano Renato Ribeiro dos Santos. A música deste continua sendo a mais linda com a qual se canta o Salmo 139.23. Parece que a música expressa exatamente o sentimento do Salmista.

Em vez de só publicar música coral, resolvi preencher lacunas na área de música para vozes masculinas, femininas, e infantis. Portanto, as próximas três publicações foram: “Cânticos Para Vozes Masculinas” (dedicado ao coro masculino do STBSB), “Cânticos Para Vozes Femininas” (dedicado ao Conjunto Feminino da Igreja Batista Itacuruçá), e uma cantata para coro infantil, “Eis A Estrela. Nestas primeiras duas coleções aparecem arranjos de Guilherme Barbosa e Antônio Coutinho. Este último labutou fielmente ao meu lado durante quase todo o meu tempo no Departamento de Música. Passamos horas e horas usando uma máquina de escrever música, que utilizávamos no preparo das músicas para a publicação. Esta máquina preparava os pentagramas, os símbolos musicais, e as notas musicais. Depois vinha o trabalho de imprimir as letras e meticulosamente colocá-las no lugar certinho abaixo das notas, sílaba por sílaba.

As próximas duas publicações foram dois livros traduzidos do inglês: “A Música na Bíblia” e “Hinódia Cristã.” Não vou anotar nesta história, todas as publicações do departamento, mas foram muitas. O Brasil Batista entrou numa nova área neste aspecto.

Mencionarei somente algumas por serem diferentes: “Prelúdios Para Piano,” de Edile Cavalcante; “Acordes Celestes,” (arranjos para acordeão) de Lauro Bernardes; “Prelúdios Para o Harmônio,” de Eliel Pereira da Silva; e “Música Dos Grandes Mestres em arranjos para harmônio.” Esta coletânea tinha mais de 70 anos quando foi encontrada na biblioteca duma família inglesa no bairro da Tijuca.

Além da coleção “Glória ao Justo” do Pastor Ricardo Pitrowsky que já mencionei, também publicamos em 1975,” Composições Sacras,” de Júlio de Oliveira, neto do venerado líder presbiteriano, Rev. Álvaro Reis. Júlio foi organista da Catedral Presbiteriana no Rio por 45 anos e foi levado prematuramente ao céu, com somente 59 anos de idade. Achávamos que estes compositores brasileiros mereciam ter as suas obras disponíveis para todo o povo evangélico.

Entre as muitas publicações de coleções corais e cantatas, publicamos hinários para duas grandes cruzadas evangelísticas - a memorável Primeira Campanha Nacional de Evangelização, e a Cruzada Evangelística Billy Graham, Grande Rio.

Talvez uma das nossas mais notáveis publicações fosse em 1977, quando publicamos “O Messias” de Handel. Desde a sua organização em 1958, sonhávamos publicar para os coros do Brasil uma obra clássica, de música sacra. Foi uma luta gigantesca; longas horas foram gastas em consultas, várias “performances” foram avaliadas, e muitas pessoas colaboraram. Sem a participação destas, não teria sido possível lançar esta obra, não somente para os Batistas, como também para o público geral. Montamos uma equipe “de peso” que parecia um verdadeiro “Who’s Who da Música Brasileira: Cleofe Person de Mattos, Elza Lakschevitz Assunção, Gláucia Vasconcelos Keidann, Anna Campelo Egger, Henriqueta Rosa Fernandes Braga, Hora Diniz Lopes, Rui Wanderley, Saulo Velasco e John Boyd Sutton. Contamos com a preciosa colaboração de uma capacitada equipe liderada pela Profa. Joan Sutton, então professora no Departamento de Música do STBSB. A Irmã Joan, filha dos missionários John e Prudence Riffey (1935 -1967), foi criada no Brasil e tinha o dom da tradução. O Departamento de Música muito deve a esta irmã pela sua valiosa colaboração em muitas publicações. Ela foi a coordenadora da comissão que preparou o Hinário Para O Culto Cristão e este hinário apresenta 52 contribuições dela: oito letras, uma metrificação, 36 traduções, e sete músicas.

Talvez a maior e mais duradora contribuição do departamento foi a apresentação à denominação, da 36a edição do Cantor Cristão. Nunca nos seus 80 anos o Cantor Cristão sofreu tantas modificações. Nesta edição, foram apresentadas juntas pela primeira vez a música junto com a letra revista por uma comissão composta dos irmãos Werner Kaschel, José dos Reis Pereira, e Mário Barreto França. Os hinos todos saíram com a sua ortografia atualizada. Muitas notas apagadas ou mesmo ilegíveis foram retocadas; novos termos musicais foram utilizados; em alguns casos de harmonia errada, a mesma foi corrigida; foram feitas harmonizações a quatro vozes em dois hinos que tinham apenas acompanhamento para piano, etc.

Estas modificações foram de grande relevância, porém discretas que poderiam ter escapado ao olhar menos arguto. Mas a nova e histórica edição, tinha modificações mais úteis e óbvias: novos cabeçalhos contendo farta documentação preencheram uma lacuna que muitos tinham sentido nas edições anteriores; índices novos e ampliados onde o pastor, o dirigente da música, o diretor de programas especiais e os interessados no assunto encontrariam uma riquíssima fonte de informações. Mais uma vez este trabalho foi o resultado do esforço de várias pessoas: a Profª Joan Sutton e os alunos do Curso de Música do STBSB; a minha vizinha e grande Hinóloga, Henriqueta Rosa Fernandes Braga com quem passei longas horas preparando o índice da métrica; e os jovens Antônio Azevedo Coutinho, e Ivo Augusto Seitz, funcionários do então Departamento de Música.

Os batistas brasileiros tiveram afinal, um hinário ao par dos grandes hinários evangélicos do mundo evangélico. No final do prefácio daquela edição, escrevi as seguintes palavras:

“Que o Cantor Cristão seja útil para o engrandecimento
do evangelho nesta grande nação brasileira.”

35 comentários:

  1. Gostaria de saber se é possível adquirir partituras ou algum exemplar da coleção antemas celestes. Lucia Helena Caldeira Barreto
    lu_hcb@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Lu seu enmail esta incorreto.

      Excluir
  2. Antemas Celeste!! 2 partituras que achei deste hinário já fiquei maravilhado. Como adquirir partituras dele?
    htss435@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Amados!
    Gostaria como e onde posso adquirir partituras ou algum exemplar da coleção antemas celestes.

    Meuris Junior

    meuris-junior@ig.com.br
    meuris.junior@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Coro Sacro pode ser encontrado neste link
    http://www.4shared.com/dir/tbDMVDmB/PARTITURAS_DO_CRO_SACRO.html#dir=tbDMVDmB

    ResponderExcluir
  5. Como posso adquirir ANTEMAS CELESTE, COROS SACROS e HIMOS DE LOUVOR?
    Muito boa a lembrança desse regentes e autores com quem tive tanto prazer em louvar a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa noite.
      A paz do Senhor.
      A quem interessar possa possuo o hinário coros sacros e o hinário antemas celestes para vender

      Excluir
    2. me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    3. me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    4. me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    5. Tenho coros sacros,antemas celestes e outros hinários.

      Excluir
  6. Ola,boa noite.
    A paz do Senhor.
    A quem interessar possa possuo o hinário coros sacros e o hinário antemas celestes para vender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAZ IRMAO GERSON ,EU INTERESSO NESSES HINARIOS . TODOS SAO COM MUSICA NE ???
      FAVOR EXPECIFICAR VALORES NO EMAIS QUE SEGUEAABAIXO

      marciojoseborges3679@gmail.com

      Excluir
    2. Irmão Gerson boa noite,

      Gostaria de comprar um coro sacro, vc poderia fazer contato no email abaixo.
      silviodegusmao@hotmail.com
      grato

      Excluir
    3. Irmão Gerson boa noite,

      Gostaria de comprar um coro sacro, vc poderia fazer contato no email abaixo.
      silviodegusmao@hotmail.com
      grato

      Excluir
  7. Ola,a graça e paz.Irmão te enviei email.

    ResponderExcluir
  8. Olá irmão Gerson queria saber se poderia me enviar as partituras do Hinario coro sacros e antemas celeste. DESDE JÁ AGRADEÇO. DEUS ABENÇOE! MEU Email: edmilsonbruno2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa tarde.
      A graça e paz.
      Te enviei email.
      att. gerson
      gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
  9. Ola,boa tarde Edmilson.
    A graça e paz.
    Te enviei email.
    att. gerson
    gersoneziom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Qual o ano do hinário Antemas Celestes volume 2 -festival de musica sacras da Alyne que tem 63 musicas.

    ResponderExcluir
  11. O mestre um dia sentou-se num alto monte a olhar. Jerusalen sua altitude ondas revoltas do mar quanta miséria e pobresa tanto mal que ai baixou a loca cidade ........ Jesus chorando apelou. Onde encontro essa letra existe no Youtube?

    ResponderExcluir
  12. Ola,boa noite.
    A paz do Senhor.
    A quem interessar possa possuo o hinário coros sacros e o hinário antemas celestes para vender e outros hinários.
    gersoneziom@yahoo.com.br
    gerson whats 51 992878977

    ResponderExcluir
  13. Boa noite eu tenho interesse em saber quem tem o antemas celestes vol 2

    ResponderExcluir
  14. Vc pode me enviar o pdf de Antemas Corais vol 2?
    O email é luc.ctbs@gmail.com
    Me fale o valor por favor.

    ResponderExcluir
  15. Desculpe, é o Antemas Celestes vol 2 que eu estou precisando. meu email é luc.ctbs@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .