sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CANTAR A PALAVRA


Gostaria de pensar no músico que trabalha em nossas igrejas - cantor, ministro, diretor de departamento, instrumentista. Muitos de nós estamos trabalhando em "programas". Culto já foi longe a idéia. Enfeitamos com muitas coreografias, encenações, todos se sentindo num palco, a congregação parada ou paralisada olhando como expectador "passivo". A referência bíblica é apenas um pretexto.

Os coristas muitas vezes estão cantando e muitos não compreendem a mensagem do que estão transmitindo. Alguns não são crentes, outros não são participantes em áreas da Igreja, não estudam a Bíblia em nenhum momento, não mantém comunhão com Deus.

O preparo que certamente um pastor deve ter, o Ministro de Música, os coristas, instrumentistas também devem ter. Estou falando da caminhada diária com Deus. Como falar ou cantar em nome de Deus se a comunhão com ele já vai bem longe...

Por último - este assunto vai longe - quero ressaltar que além do estudo da Palavra deve sempre considerar importante o desenvolvimento técnico. Muitos estão se contentando com o Curso do Seminário ou com os estudos que fizeram há 15, 20 anos atrás, na igreja ou particular . Mas em música há muito que aprender sempre, sempre... Não podemos deixar que as obrigações nos empurrem para um ativismo tão grande que sejamos tentados a continuar realizando as mesmas coisas que já dominamos, sem guardar tempo para nós mesmos em reciclagem, pesquisa, cursos.


Não tenha medo de se expor, freqüente cursos, festivais de música, volte para a Universidade. Estude! Estude! Ore. Estude a Bíblia. Estude harmonia, análise, canto, regência. Será que você depois de tanto tempo já não está cheio de vícios e precisa aprender tudo novamente?
Pense!

Westh Ney Rodrigues Luz


2 comentários:

  1. Belo post, professora Westh Ney. Posso postar no meu blog também? Aguardo resposta. Obrigado!

    Marcelo (www.viaarte.org)

    ResponderExcluir
  2. claro. Que bom que vc gostou.
    bj
    westh ney

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .