quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

HINOLOGIA - Final_História do Departamento de música da JUERP, pelo olhar, autobiografia ou lembranças de Bill Ichter - parte final

Recordações Inesquecíveis

Permita-me, ao terminar este meio histórico, meio diário pessoal, de citar algumas recordações memoráveis dos meus 35 anos abençoadíssimos no Brasil:

1. As amizades e relacionamento com muitos pastores e obreiros. Líderes como Almir dos Santos Gonçalves, José dos Reis Pereira, João Filson Soren, Rubens Lopes, David Gomes, Nilson do Amaral Fanini, Fausto Aguiar de Vasconcelos, Irland Pereira de Azevedo, João Falcão Sobrinho, Antônio Lopes, os irmãos Tomé, Othon Ávila Amaral, Juarez Azevedo, João Carlos Linhares, Eurico de Sousa Freitas e muitos outros.

2. Durante toda a Campanha Nacional de Evangelização, tive o privilégio de dirigir o cântico para várias cruzadas, muitas vezes com mais de mil pessoas presentes. Foram experiências até gostosas, de dirigir o hino “Cristo A Única Esperança” cuja música foi de Nelson Mariante. Naquele tempo, somente três pessoas sabiam que era o meu pseudônimo. Uma experiência especialmente gratificante foi quando a Profa. Olívia Magalhães e outros brasileiros voltavam de Miami onde haviam assistido algumas reuniões da Aliança Batista Mundial. Jamais esquecerei das suas palavras: - “O nosso grupo foi à frente e cantamos ‘Cristo, A Única Esperança. Nós nos sentimos tão orgulhosos por ter cantado um hino nosso, com compositor e autor nosso.” Mal ela sabia que fui eu o compositor. Não disse nada, mas dei graças a Deus por ter tido aquela experiência.

3. Os coristas das grandes concentrações evangelísticas nos grandes estádios em várias cidades. Em uma destas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, dirigi os cânticos com um braço engessado; havia quebrado o braço naquele mesmo dia jogando uma pelada de futebol com vários pastores e obreiros, no acampamento batista em Paripueira.

Mas mui especialmente, eu me lembro do Grande Coral da Campanha Evangelística Billy Graham no Rio, em 1974. Este coral composto de 11. 500 coristas ainda hoje, de acordo com a palavra de Cliff Barrows, “foi o maior coral de todas as cruzadas de Billy Graham.” Ainda hoje, parece que posso me lembrar de 5.000 baixos e tenores cantando “Graça! Quão maravilhosa é a de Jesus, Como o firmamento, e sem fim.”

4. A minha chegada em Luanda, Angola (em plena guerra civil), sendo recebido ao sair do terminal do aeroporto por um coro masculino da Igreja Batista Central de Luanda, entoando o coro “Aleluia” do Messias.


5. As quatro igrejas onde fomos membros: Cambuí de Campinas, Itacuruçá, PIB de Copacabana, e Grajaú, sendo estas últimas três na cidade do Rio. Os pastores destas igrejas muito contribuíram para o meu crescimento espiritual e o da minha família. Os conjuntos corais destas igrejas nos providenciaram incontáveis bênçãos que ainda hoje são fonte de inspiração. Os meus pastores foram: Ernani de Sousa Freitas, Ilgonis Janait, W. E. Allen, Hélcio da Silva Lessa, Joélcio Rodrigues Barreto, Walter Wedeman, Manuel Augusto Sales Figueira, Nivaldo Cavalari e Gilson Bifano. Por três vezes liderei a Igreja Batista de Copacabana, junto com o irmão Pastor Lincoln Proença Filho, como interino.

6. Deixei por último, uma grande recordação que não tem nada a ver com a música. Nos últimos dez anos no Brasil tive o elevadíssimo privilégio de trabalhar ao lado do Pastor Waldemiro Tymchak, um dos maiores, (se não o maior) líderes missionários do mundo. Também me considero um homem muito abençoado por ter tido a oportunidade de trabalhar lado a lado com os nossos missionários da JMM.

Se é verdade o provérbio “É rico aquele que tem amigos,” eu me sinto como um verdadeiro bilionário.

Dou mil graças a Deus pelos 35 anos mais abençoados da minha vida.

Soli Deo Gloria

8 comentários:

  1. Anônimo2/4/10 00:33

    oLÁ, ESTOU ATRÁS DE UM BLOG, ENDEREÇO, SEI LÁ, AQUI NA REDE - INTERNET, ONDE POSSA BAIXAR O LIVRO CORO SACRO DO ARTHUR LACKQUEVISK E TAMBÉM O ANTENAS CELESTE, POIS NÃO ENCONTRO ESSES LIVROS EM LIVRARIA ALGUMA. ALGUÉM QUE PUDER ME AJUDAR, FAVOR MANDAR EMAIL PARA FERNANCIOFRAGA@HOTMAIL.COM
    OBRIGADO DESDE JÁ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa noite.graça e paz.
      me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
  2. Gente, convoco a todos que gostem de coral, aos maestros e regentes, principalmente esses, que me ajudem. enviem emais para
    editora@juerp.org.br
    pedindo a reedição do livro " Coros Sacros" esse livro foi editado pela juerp, é claro, e não sei por que eles não fabricam mais. é uma perda muito grande para os corais de nossas igrejas pois os livros antigos vão se acabar e os maravilhosos hinos, como por exemplo, Oração - 106 -, ficarão perdidos na história. Assim não é com os hinos doa hArpa CRISTÃ E DO CANTOR CRISTÃO, e não sei mais por quanto tempo.
    por isso peço a voces que nos unamos e façamos um abaixo assinado, se assim posso dizer, pedindo a reedição desse livro
    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa noite.graça e paz.
      me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
  3. O diretor da juerp me disse que eles não fazem mais o "Coros Sacros", porque vai ficar encalhado na editora. Eles disseram que o livro está ultrapassado. Como ultrapassado, se o brasil inteiro, os bons corais evangélicos continuam a se virar copiando as músicas desse hinário, enquanto ainda encontram as cópias. Acho que é hora de nós, que gostamos da boa musica de coral, nos juntarmos e fazermos um compromisso de comprar os livros e entrar em cotato com a JUERP e pedir a edição do livro.
    Obrigado desde já
    Fernanciofraga@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa noite.graça e paz.
      me envie email:gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
  4. Tenho coros sacros e outros hinários.

    ResponderExcluir
  5. Tenho coros sacros e outros hinários.
    gersoneziom@yahoo.com.br
    whats 51 992878977

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .