sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os Cinco solas da Reforma Protestante

Vejam abaixo, em outra postagem, as ordens ou liturgias para cultos, realizadas no STBSB (foto) sobre a Reforma Protestante - no blog - http://blogdawesth.blogspot.com/

Algumas foram elaboradas para Cultos (menores, ma duração, no tempo) como o do Seminário do Sul. Façam as suas adaptações.

Pesquise sobre os "sola" que em latim quer dizer somente, chão, base. As únicas bases da Fé cristã, da Reforma protestante, para executar com mais propriedade as ordens nas igrejas.

Os Cinco solas são conhecidos como os princípios fundamentais da Reforma Protestante, em latim:

Sola Scriptura - somente a Escritura
Sola Gratia - somente a graça;
Sola Fide - somente a fé;
Solus Christus - somente Cristo
Soli Deo Gloria - glória somente a Deus

Estas cinco verdades - “somente” ou "Sola " diferencia os chamados evangélicos do catolicismo romano, que creem na tradição, nas obras, nos santos. A consequência desta forma de doutrina coloca toda a glória do homem saindo o foco à glória a Deus.

Leia sobre a Declaração de Cambridge

Leia mais em :

1 - A REFORMA PROTESTANTE - Escrito por JUDICLAY SILVA SANTOS
http://judiclay.blogspot.com/

Artigo do O Jornal Batista
http://www.ojornalbatista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1628&Itemid=32

2 - http://www.monergismo.com/textos/cinco_sola/cinco_solas_reforma_erosao.htm

3 - http://armandomarcos.blogspot.com/2009/07/o-que-que-dizer-os-sola-da-reforma.html

4 - http://www.pilb.t5.com.br/5bases.htm

"Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria"

Sola Scriptura: A Escritura Sagrada é suficiente para dirigir a fé e a conduta do cristão genuíno. Nada mais tem autoridade igual ou superior à da Bíblia. Rejeitamos, portanto, as tradições e as novas revelações que acrescentam coisas à Escritura. As tradições, embora tenham o seu valor, podem ser contaminadas (e muitas vezes o foram) pela corrupção humana, passando a ser anti-bíblicas. As novas revelações que adicionam doutrinas ou normas de vida ao que está escrito comprometem a suficiência da Palavra de Deus.

Sola Gratia: Nossa salvação se dá somente pela graça (favor imerecido) de Deus; não existe nem mesmo uma centelha de bondade no homem que tenha movido o criador a salvá-lo.

Sola Fide: O único meio pelo qual o homem pode se achegar a Deus é mediante a fé no sacrifício perfeito e substitutivo de Jesus Cristo. Obra alguma pode tomar o lugar da fé, que é um dom de Deus.

Solus Christus: O único objeto da fé é Jesus Cristo. Ele é o salvador dos homens, o único caminho que nos leva a Deus. Qualquer outro tipo de mediação entre Deus e os homens que não seja por Jesus é invenção de mentes contaminadas pelo erro.

Soli Deo Gloria: A Deus toda a glória. Nada deve ser atribuído a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, vivo ou morto ou ordenança de igreja alguma a não ser a própria pessoa de Cristo; não podemos nos gloriar em nada, nem a nós ou a qualquer outro ser celestial, humano, morto ou vivo, ou ordenança de igreja alguma. Tudo vem de Deus por Cristo.
Rm. 11:6 "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça".
Ef. 2:8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". http://www.pilb.t5.com.br/5bases.htm



abraços
westh ney







foto- Seminário do Sul, STBSB

2 comentários:

  1. Foi ótimo isso professora! Ontem dirigi o culto na capela e usamos isso. Seu blog é muito bom! Phill fez a liturgia.

    ResponderExcluir
  2. os cinco solas é uma invenção de martinho lutero na reforma protestante, é estranho ao cristianismo nascente e na idade média, e até os dias de hoje trazidos pela igreja católica. pois paulo já dizia " a igreja é a coluna e sustentáculo da verdade".....e essa igreja historiograficamente falando é a católica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .