domingo, 15 de abril de 2018

Hinódia Batista Brasileira: 9. Mônica Coropos

Mônica é muito engraçada, talentosa,dependente de Deus e tremendamente criativa. Eu a conheço tem uns 20 anos. Quando trabalhamos juntos em algum congresso sempre ficamos juntas e nos divertimos muito além do trabalho. Nem conseguimos dormir de tanto que conversamos e fazemos planos maravilhosos para o reino. Alguns ainda não realizamos, mas sonhar não custa nada.

Tem feito um trabalho muito bom na área de musicalização infantil com um projeto desenvolvido por ela - “Musicalizando com Alegria” – EMCA - Encontro Musicalizando com Alegria - destinado à formação continuada de professores e líderes de crianças. Com este projeto tem realizado Congressos, Workshops por igrejas, escolas e universidades. Tem muitos Cds gravados com músicas infantis para todas as ocasiões, não só para igrejas, mas para escolas também. 


Abaixo um recorte do Livro Notas Históricas do HCC onde a mais nova hinista do HCC, ainda uma menina na época entrou para o hinário com o seu hino muito cantado Usa, Senhor, 433, pois a partir deste hino ela ficou conhecida no Brasil todo.

“No preparo do Hinário para o culto cristão, todos os envolvidos estavam à procura de bons hinos e cânticos entre nosso povo que, preenchendo lacunas dos assuntos no plano do hinário, pudessem fazer parte dele. (...) Como todas as outras partituras inéditas, esta passou pelo crivo das Subcomissões de Triagem, de Textos, de Música, e de Assuntos e Organização. Recomendada por todas, foi ouvida pela Comissão Coordenadora. Entrou no HCC o hino Usa, Senhor na seção Consagração, número 433.” (Notas Históricas do HCC, p.332)

Nasceu em 11 de agosto de 1970, na Pavuna, Rio de Janeiro, num lar de crentes muito ativos na sua igreja. Aceitou a Cristo e foi batizada aos nove anos pelo seu pastor, o pr. Feliciano Amaral, muito conhecido por sua maravilhosa voz e seus discos, na Primeira Igreja Batista da Pavuna. Mostrando dom musical, Mônica começou estudos em piano e teoria aos sete anos e, de 1980 a 1988, fez o curso técnico de Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na Faculdade de licenciatura em Educação Artística, na mesma Universidade, fez habilitação em Música de 1988 a 1991.

Mônica, que é pianista, regente e compositora, participou no ministério da sua igreja, na Pavuna, nas áreas de música e evangelismo. Cooperou com a Igreja Batista Missionária do Maracanã, RJ, Primeira Igreja Batista de São João de Meriti, RJ, Igreja Batista de Irajá e serve na PIB de Mesquita, RJ.

Mônica já fez um bom número de traduções para coros, tanto de antemas corais como cantatas. Compôs a música para diversos hinos corais, conjuntos, duetos e solos inéditos em parceria com os letristas Sérgio Silva e Álvaro Evaristo Filho. Seu hino Se Deus é por nós foi gravado pela cantora Lília Franco. Outros hinos, letra e música, foram publicados no Hinário Despertar, 93 (JUMOC/Bom Pastor)”
Casada com pastor, Renato de Oliveira, em 15 /01/1993, na capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atualmente auxilia seu esposo na Primeira Igreja Batista em Mesquita, RJ onde tomou posse dia 04/12/2017 como pastor. Sua filha -  Maitê Coropos de Oliveira faz Licenciatura em Artes Cênicas na UNIRIO e seu filho Renan Coropos de Oliveira faz Arquitetura na UFRJ. Uma família que serve ao Senhor.

Resumindo o seu currículo, encaminhado em março de 2018 para o blog:

  • Mestre em Música (UFRJ, 2017);  
  • Pós-graduada em Música e Educação (IBEC/Universidade Gama Filho); 
  • Graduada em Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela UFRJ. 
  • Professora de Educação Musical da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), 
  • Co-diretora e sócia do Instituto Cultural, Social e Recreativo Harmonia;
  • Professora das Disciplinas de Prática de Ensino da Música e Tópicos Especiais em Educação Musical nos cursos de graduação e pós-graduação do IBEC/FAL.
  • Professora do Curso de Extensão de Musicalização Infantil da UFRJ.
  • Compositora, produtora, instrumentista e escritora.
  • Na área de Musicalização, participando e organizando congressos, treinamentos e oficinas no Brasil e exterior com o Curso de Formação Continuada para Educadores Musicalizando com Alegria, prática metodológica que propõe educar musicalmente com músicas.
  •  Realiza, desde 2015, o EMCA - Encontro Musicalizando com Alegria - destinado à formação continuada de professores e líderes de crianças.
  • Produções importantes: Série de CDs e livros MUSICALIZANDO COM ALEGRIA e o Hino "Usa, Senhor" do Hinário para o Culto Cristão (HCC).

Deus abençoe a minha amiga Mônica para que continue sendo bênção na vida de tantos que estão perto dela.
..
Bibliografia:
MULHOLLAND, Edith Brock. Notas Históricas do Hinário para o Culto Cristão (HCC). Rio de Janeiro:JUERP,2001
                                                           ...


Westh Ney Rodrigues Luz –  Ministra de música, prof.ª do Seminário do Sul (STBSB/FABAT) nos cursos de Música e Teologia (Liturgia, Culto Cristão, História da Música e Gestão de música eclesiástica), membro da Igreja Batista Itacuruba e regente dos Coros feminino Cantares e Hospital Evangélico, Tijuca, Rio. Graduada em Bacharel e Licenciatura em História e Música, bacharel em Música Sacra e pós-graduada em Artes e Letras. http://blogdawesth.blogspot.com.br/
....






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .