domingo, 15 de abril de 2018

Hinódia Batista Brasileira: 8. História do hino 433 HCC – USA, SENHOR

 No HCC – Hinário para o Culto Cristão há um hino muito cantado da compositora Mônica quando ainda era uma adolescente. Na Seção CONSAGRAÇÃO. Desde 1990 quando conheci o hino, ainda na fase de levantamento de novos compositores, eu o ensinei à Primeira Igreja Batista de Fortaleza, que aprendeu a cantar lindamente.

Seguem abaixo dados – relatos da compositora e de Edith Mulholland, a compiladora do livro Notas Históricas do HCC – Se os Hinos contassem –  5º livro do Projeto Hinário para o culto cristão (1991) lançado pela Convenção Batista Brasileira (editora JUERP). O livro Notas Históricas foi lançado, dado a sua complexidade e minuciosa base histórica em 2001

“Ela escreveu assim sobre o surgimento deste hino:

Estávamos em setembro [de 1986]. Como bons adolescentes sonhadores, esperávamos ansiosos o dia em que chegaria o nosso pré-congresso, em novembro. Muitos preparativos, igrejas sendo convidadas, bem como suas uniões de adolescentes e corais também. O tema seria Consagração total, um tema muito sério e abrangente, um tema que “mexe com qualquer um”. Mas, que hino oficial escolheríamos?
Pensei, então, que melhor que acharmos um hino, seria fazê-lo para o grande dia, especialmente. E assim foi! Fui para casa, abri o piano, tomei caneta e papel, pedi orientação divina e tudo foi fluindo maravilhosamente. Era Deus se alegrando e confirmando tudo!1


Mônica testou seu hino primeiro com a família, depois levou-o ao coro de adolescentes da sua igreja. A aceitação foi unânime e entusiasta. Prepararam o coro, a coreografia e a instrumentação. Mônica teve a alegria de ver os adolescentes e a congregação cantar seu hino “com muita animação” no Congresso Pavunense de Adolescentes.

Escolhido como saudação do Campo Fluminense para o Congresso dos Músicos em Rio Bonito, em 1987, seu hino foi ouvido – pelo pr. Clint Kimbrough, então Coordenador do Departamento de Música da JUERP e pr. Marcílio de Oliveira Filho, relator da Subcomissão de Triagem do HCC.

(...)

Ao ler o que a autora fala sobre a sua mensagem, é possível ver a razão para isso: "

Usa, Senhor fala muito ao meu coração. Além de me trazer lembranças gostosas da minha adolescência, exorta aos crentes a entregarem todas as partes do seu ser ao Senhor. É importante atentarmos para a complexidade das palavras “todo” e “tudo” que aparecem no hino. Entregar-se ao todo, consagrar tudo a Deus não nos parece fácil. É uma coisa muito séria, pois além de privilégios incontáveis, bênçãos e alegrias, envolve também renúncias. Especialmente aos adolescentes, quero dizer que por mais difícil que possa parecer ou ser, não há nada no mundo que substitua a vida nas mãos de Deus, o trabalho por Jesus. Não há coisa melhor! Um dia eu me entreguei a Ele e hoje sou mais que vencedora, sou feliz!
Este hino tem características muito próprias: seu ritmo bem alegre e “puladinho” e sua melodia é de fácil assimilação. Fica muito bonito com arranjo instrumental.2
Hino 433 HCC        Usa, Senhor        (Coropos)
Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor.
Mãos, pés e voz, tudo consagro a ti.
Não há no mundo nada melhor
que dia a dia trabalhar por Jesus.
Por isso tudo te entrego, ó Deus,
enquanto neste mundo eu viver.
Usa, Senhor, todo o meu ser pra teu louvor.
Mãos, pés e voz, tudo consagro a ti.

Bibliografia:
MULHOLLAND, Edith Brock. Notas Históricas do Hinário para o Culto Cristão (HCC). Rio de Janeiro:JUERP,2001

__________________________________________________________________________
1. COROPOS, Mônica Ferreira. Carta à autora em 18 de junho de 1991.
2. Ibid.

...

Westh Ney Rodrigues Luz –  Ministra de música, prof.ª do Seminário do Sul (STBSB/FABAT) nos cursos de Música e Teologia (Liturgia, Culto Cristão, História da Música e Gestão de música eclesiástica), membro da Igreja Batista Itacuruba e regente dos Coros feminino Cantares e Hospital Evangélico, Tijuca, Rio. Graduada em Bacharel e Licenciatura em História e Música, bacharel em Música Sacra e pós-graduada em Artes e Letras. http://blogdawesth.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Quando nos colocamos inteiramente entregues para sermos usados pelo Espirito Santo de Deus, ELE age e vidas são impactadas. Monica é uma benção que a muitos abençoou.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .