sexta-feira, 22 de julho de 2016

O 1º Encontro da AMBB - Associação dos Músicos Batistas Brasileiros

Músicos Se Reúnem em Brasília
* Maria Rita de Melo Fonseca 

Em Agosto passado (1990), a AMBB promoveu o I Encontro Nacional de Ministros de Música e Diretores de Departamento de Música, realizado no Instituto Presbiteriano de Brasília, DF. Contamos com 64 participantes inscritos no evento, número bastante significativo para o nosso objetivo. A programação desenvolveu-se em três turnos: manhã, tarde e noite, constando de painéis, técnica vocal, troca de experiência, testemunhos, leitura de partituras, noites musicais, culto de encerramento e avaliação do evento. 


Participaram como preletores: MM Westh Ney Rodrigues Seabra, MM Leila Christina Gusmão dos Santos, MM Urgel Rusi Lota (presidente), MM Armando de Oliveira Neto, **Clint Kimbrough, Américo Cardoso Campos, MM Hiram Rollo Jr., MM Donaldo Guedes e MM Almir Rosa, respondendo às perguntas no painel, esclarecendo dúvidas e orientando com base nas experiências vividas. 

Os assuntos tratados nos painéis foram baseados no tema principal do encontro:
Prática do Ministério de Música, constando de:
• Conceituação e ética;
• Organização de um Departamento de Música; 

• Coros graduados;
• Escola de Música — seu funcionamento.


Esta atividade proporcionou a todos os presentes colocarem os seus problemas de maneira franca e aberta, com o objetivo de corrigir erros e dirimir dúvidas existentes. Diariamente tivemos a feliz oportunidade de aprender e desenvolver técnica vocal. Para tanto, contamos com o excelente trabalho da professora Eloísa Baldin Tretiaggi, de São Paulo, cujos ensinamentos, transmitidos de maneira eficaz, contribuíram para o enriquecimento de todos. Outra atividade gratificante do nosso encontro foi a leitura das partituras, sob a regência de MM Donaldo Guedes e MM Urgel Rusi Lota, visando o culto
de encerramento da última noite. 

 Como acompanhante, contamos com a colaboração de Regina Tatagiba. Foram momentos de muita inspiração para todos os encontristas. Nas duas primeiras noites, no Auditório Éber Vasconcelos, da Igreja Batista Memorial de Brasília, foram realizados concertos de piano, recital de Paulo Mandarino e Eloísa Baldin Tretiaggi, apresentação do coro Mensageiros da Paz e do grupo vocal Nossas Vozes.

O culto de encerramento, realizado no santuário da Igreja Batista Memorial de Brasilia, revestiu-se de grande emoção, quando todos os participantes (ministros de música e diretores de Departamento de Música) dedicaram ao Senhor um culto de louvor.
O culto enfocou quatro aspectos: 

De todo o coração louvamos ao Senhor; 
• De todo o coração suplicamos a presença do Senhor em nossas vidas; 
• De todo o coração queremos ouvir a tua palavra, Senhor; 
• De todo o coração nos submeteremos a Deus. 

Dirigiram o culto MM Westh Ney Rodrigues Seabra e MM Hiram Rollo Jr. ficando a regência congregacional com MM Donaldo Guedes. O coro do encontro, regido também por
MM Donaldo Guedes e MM Urgel Rusi Lota, acompanhado ao piano por Regina Tatagiba e ao órgão por Haendel Cecílio, teve oportunidade de reafirmar o propósito de dedicar os seus talentos e dons recebidos do Senhor, para atuar no Ministério de Música nas igrejas do Brasil. Esta ênfase só poderia ser a conclusão do encontro: consagração de vidas. Contamos também com a presença do pastor da igreja, Éber Vasconcelos, que nos deu todo o apoio para a realização do culto. 

Nosso Próximo Encontro O 2º Encontro Nacional dos Músicos será realizado em Vitória, ES, nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 1991, e será aberto a todos os músicos batistas do Brasil. Para aquele evento contaremos com a presença de Donald Hustad, que será um dos preletores, além de outros ministros de música do Kentucky, EUA. Desde já programe sua participação. Não deixe passar essa oportunidade! A AMBB é você'
Maria Rita de Melo Fonseca faz parte da diretoria da AM BB (Associação dos Músicos Batistas do Brasil), onde atua como secretária.

REVISTA LOUVOR - Revista de Música da CBB - Convenção Batista Brasileira - Ano XII - Vol. I 7 (1990) Texto digitalizado por Westh ney Rodrigues Luz
....

* Maria Rita de Melo Fonseca - querida amiga - uma pessoa competente e impecável em tudo que fazia, está nos braços do Pai.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .