sábado, 23 de outubro de 2010

Música partindo de uma fotografia

Saiu no Estadão.com.br

Uma grande festa no museu Guggenheim de Nova York marcou o anúncio dos escolhidos da primeira edição da "YouTube Play - Bienal de Vídeo Criativo". Entre os 25 trabalhos selecionados está o vídeo do brasileiro Jarbas Agnelli, que compôs uma música baseada na imagem registrada pelo fotógrafo Paulo Pinto do Estado de S. Paulo. O concurso não indica um único vencedor, mas os melhores entre 23 mil inscrições vindas do mundo todo.

O vídeo intitulado Birds on The Wires mostra 38 pássaros pousados em cabos de alta tensão. A posição das aves forma uma partitura com notas, musicadas por Agnelli. A música foi executada pela Orquestra Sinfônica do YouTube, acompanhada do músico e publicitário, enquanto a imagem era projetada por todo o saguão do museu na noite desta quinta-feira, 21.

"Fiquei muito emocionado com a premiação e com o alcance que a foto teve. A música é realmente muito bonita", comenta Paulo Pinto, que trocou mensagens por celular com o Agnelli durante a premiação.

Ele explica que a imagem foi capturada em um dia de férias com a família em Santana do Livramento (RS), em 2009. Depois, foi enviada para a sessão "Cenas da Cidade" do Estado. Mais tarde, Agnelli entrou em contato com o fotógrafo e mostrou a música que havia feito. "Achei incrível que ele tivesse entendido o que eu vi na hora que fiz a foto", conta Paulo. A repercussão foi ainda maior depois que Agnelli postou o vídeo, que teve mais de um milhão de acessos.

Entre os demais selecionados, há 12 vídeos dos Estados Unidos. Outros países que emplacaram finalistas são Chile, Alemanha, Reino Unido, Canadá, África do Sul e Holanda.

A cerimônia de anúncio dos finalistas, transmitida ao vivo pela internet, teve a participação de artistas e contou com um show da banda americana Ok Go, cujo clipe "Here it Goes Again" venceu, em 2006, o prêmio YouTube de vídeo mais criativo do ano. A bienal foi lançada em junho passado pela fundação nova-iorquina em colaboração com o site e a empresa HP.

***
Jarbas Agnelli


Jarbas Agnelli and the NONAME Ensemble: YouTube Play at the Guggenheim (YouTube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .