terça-feira, 22 de setembro de 2009

VIGOTSKY, Lev Semyonovitch

ENTENDENDO UM POUCO DA TEORIA DE VIGOTSKY
westh ney r. luz - Capítulo de um estudo de caso - para psicologia da Aprendizagem, na Graduação em Educação Artística, quando aluna da UFRJ.

Lev Semyonovitch Vygotsky – judeu, que nasceu em 5 de novembro de 1896. Viveu pouco - 37 anos, faleceu em 11/06/1934 - quando morreu, de tuberculose e hoje em dia há uma ressurreição de suas teorias. Foi criado em uma família com tradição judaica conservadora, com 7 irmãos e filho de pais instruídos. Formou-se em Direito, História, Philosophy, Medicina pela Universidade de Moscou . Também dirigiu o Departamento de Psicologia do Instituto Soviético de medicina Experimental. Professor e pesquisador nos campos de Artes, Literatura e Psicologia, montou um laboratório psicológico , onde os alunos faziam investigações . Além de pesquisa literária, dedicou-se também a pesquisas sensoriais e mentais com crianças deficientes e após a Revolução Russa lecionou em escolas estaduais sendo um líder cultural no seu meio.

Foi contemporâneo de Piaget, e teve contato com a obra dele e, embora teça elogios a ela em muitos aspectos, também a critica, por considerar que Piaget não deu a devida importância à situação social e ao meio.

No período de 1982 - 1984 aconteceu a edição das suas obras completas, e de 50 anos pra cá , sua obra tem sido a bandeira de educadores, sociólogos e psicólogos. Ele tem sido resgatado hoje em dia porque traz para o campo educacional e psicológico uma visão integrada de conhecimentos voltando-se para uma abordagem interdisciplinar.

Sua teoria tem por base o desenvolvimento do indivíduo e isto é o resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Mediação é um dos elementos importantes pois valoriza a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, para a compreensão sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico . Isto é a idéia de mediação, que quer dizer apesar do homem ser sujeito do conhecimento, ele terá acesso aos objetos, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe. Se ele viver em uma comunidade que nunca leu , ele também não chegará a escrita e leitura pois necessita a construção do conhecimento várias relações como uma interação, pela mediação feita por outros sujeitos. Era uma visão de formação das funções psíquicas superiores como internalização mediada pela cultura. “A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna, é interpessoal e se torna intrapessoal.”

Traz a teoria da zona desenvolvimento proximal - ZDP - que é um diálogo entre a criança e o seu futuro e não entre ela e o passado de um adulto, de um professor, ou de uma sociedade. “ZPD é a distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”

É papel do professor provocar avanços nos alunos e isso se torna possível com sua interferência na zona proximal e a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional será o desencadeiador do processo ensino-aprendizagem. O aluno é o sujeito da aprendizagem, que aprenderá junto ao outro ou o que seu grupo social produz, tais como valores, linguagem e o próprio conhecimento. A aprendizagem será fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas. Então o professor tem o papel explícito de interferir no processo

Cérebro é a base biológica é interessante e as suas concepções sobre o funcionamento deste colocam que suas peculiaridades definem limites e possibilidades para o desenvolvimento humano. O termo função mental para pensamento, memória, percepção e atenção.

As sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas por isto escreveu o livro sobre “ Pensamento e a linguagem ” onde esta, forma um sistema simbólico dos grupos humanos, e que forma os conceitos, as formas de organização do real , através dos sistemas simbólicos de representação.

Vygotsky diz que existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimento : um real, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, que seria capacidade de aprender com outra pessoa.

Gosto , particularmente de Vigotsky, por estes conceitos que pra mim são mais coerentes. Ele trabalha com um sistema interativo que forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intrapessoais e interpessoais.

Suas obras foram proibidas durante muito tempo na União Soviética por motivos políticos, pois sendo do Partido Comunista, elas não deveriam ressaltar o aspecto individual da formação da consciência coletividade constitui-se através de pessoas com singularidades próprias. Mas Vigotsky - pedagogo russo - defendia a idéia de que uma coletividade é feita através de pessoas com singularidades próprias. Suas preocupações estavam centradas no desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, partindo do processo sócio-histórico.

" A capacidade de raciocínio e a inteligência da criança, suas idéias sobre o que a rodeia, suas interpretações das causas físicas, seu domínio das formas lógicas abstratas, são considerados como processos autônomos, que não são influenciados, de modo algum, pela aprendizagem escolar". (Vigotsky, 1994, p. 103).

Piaget e Vygotsky seguiram uma linha desenvolvimentistas, mas diferiam nas concepções sobre o que seria realmente desenvolvimento. Piaget via o desenvolvimento como uma questão de maturação e desdobramentos, dirigindo um conceito biológico.

Para Vygotsky, a criança era como algo muito mais ativo e menos determinista, por isto deu muito menos ênfase à herança biológica. Par ele a cultura, o estar socializado em sua cultura, fariam com que as crianças aprendessem e entendessem, mais fácilmente o que fosse comum, as suas experiências sociais, e que seriam utililizadas como ferramentas que elas tem à sua mão como sua linguagem oral, seus livros, pinturas, as fábulas, as estórias, a história, a música. Instrumentos... Bem, como Piaget, ele acreditava que mudanças sempre iriam ocorrer nos estágios.

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Bibliografia


COLL, Cesar; PALACIOS, Jesus & MARCHESI, Alvaro. Educação e desenvolvimento: a teoria
de Vigotsky e ZDP In Desenvolvimento Psicológico e Educação:Psicologia da Educação.
Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas.cap.6.1996. pag. 79 - 104

OLIVEIRA, Vigotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico.São Paulo:
Scipione,1997.p.111

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