segunda-feira, 11 de maio de 2009

QUANTO PRECISO APRENDER! Silvino Netto

Se quando fui examinado
Para o ministério da Palavra,
O Concílio
Fosse composto de crianças,
Confesso que tenho dúvidas
Se seria ou não aprovado.
A vida é uma escola
E não livra de concílios...

Hoje, são meus filhos,
Meus pequenos e grandes teólogos,
Que me cercam de perguntas
E respostas.

- Papai, como é o osso da alma?
- A alma não tem osso, ora!
- Como é que, então, no céu,
a gente vai ficar de pé?
- E a flor, tem alma?
- Não.
- Por que então, ela nasce e morre?
- ???

- O mundo tem a forma de Jesus?
- Não.
- Mas Jesus não está em todo lugar?
-???

- Papai eu acho
que nós somos como árvores.
Cada vez que nós erramos,
Perdemos um de nossos ramos.
Mas, quando pedimos perdão,
Deus faz nascer
Um novo ramo no coração.
- !!!

- Pai, eu agora entendo:
Não foi a mamãe
Que fez a comida.
Foi Deus quem fez.;
E cada vez que deixo a comida no prato,
É como jogar fora
Um pedaço de Deus
- !!!

- Eu só tenho quatro anos,
mas quero me batizar,
no dia 35 de janeiro.
- Pois bem, filho,
que é batismo?
- Batismo é fazer Deus
um pouquinho alegre
com a gente
- !!!

Filhos...

Quero ser humilde bastante
Para tomá-los nos braços,
E, em abraços,
Dizer a todo instante:
Obrigado,
Meus pequenos teólogos,
Pelos nossos diálogos,
Pelas suas curiosas perguntas,
E preciosas respostas,
Que me fazem pensar,
Que me fazem lembrar e ver
Que não estou diplomado,
E quanto preciso aprender!...

Silvino Netto - prof. do CEFET-RJ; criador e coordenador do Programa Turma Cidadã/CEFET-RJ - snetto@cefet-rj.br

2 comentários:

  1. O que seria de nós se não fossem nossos pequenos teólogos... e os meus mal começaram a falar a nossa língua... quais serão suas primeiras pérolas?

    ResponderExcluir
  2. querida, nosos filhos nos ensinam muito. Anote as pérolas. um dia serão as suas melhores lembranças.
    bjks

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .