segunda-feira, 15 de abril de 2013
Memórias - Colégio Batista Brasileiro, Rio e Santos Dumont, Fortaleza, Ceará
Tem tempo que não escrevo. Ando cansada e o facebook me rouba a energia...rsrsrsrsrs
Desde ontem estou pensando e rememorando algumas coisas...
Colégio Batista - durante minha vida profissional trabalhei em dois.
No Colégio Batista Brasileiro, na Conde de Bonfim na Tijuca/ Rio, com o querido diretor Joaquim Silva, que quando me contratou disse para eu não fazer uma revolução no Colégio. Ele tinha sido meu diretor na ACM quando eu era estudante do Científico e quando havia uma efervescência política na época, final dos anos 60 e fechamento dos centros acadêmicos e passeatas pelo centro do Rio. No Batista Brasileiro lecionei História para o antigo fundamental (da 5ª a 8ª série) nos anos 80.
No Colégio Batista Santos Dumont, Aldeota, Fortaleza - trabalhei com música (educação musical) e no Centro de Artes de lá. Da 5ª série até o 2ª grau. Foi um trabalho diferente. O diretor José Milton de Cerqueira era um visionário. Um dia lhe questionei pq estava recebendo já passado um mês sem estar nas salas e ele me respondeu: - Vc não sabe que ganhamos por pensar? Eu não te pedi pra conhecer e pensar um plano e uma metodologia para meus alunos que vivem em Fortaleza, na Aldeota, com padrão X, que viajam pelo mundo e que passam os finais de semana em volta da piscina com churrasco e um tipo de música. O que vc tem para eles?
As aulas eram em um estúdio com ar condicionado e conforto, com filmes e toda a mídia que podia ter na época.Tinha conhecido o artista alemão Rolf Gelewsky que tinha uma proposta revolucionária de educação musical voltada para a escuta (Estruturas sonoras) com exercícios de concentração e unificação com base em audições (escutas) específicas de música e na movimentação reduzida do corpo. Foi difícil... Em cada série tive que fazer adaptações. Em algumas tive que partir da História do Rock, que tinha em vídeo chegando aos Beatles, RPM até chegar na MPB. Em algumas séries ao colocar em palavras escritas ou desenhadas o que percebiam por meio da música dependendo eu encaminhava para o SOE - órgão responsável inclusive para atendimento psicológico dos alunos. Existiam coros. Em um deles orientei o trabalho e uma cantata linda sobre a Arca de Noé e participamos de grandes eventos corais da cidade. Quando cheguei lá já encontrei evento chamado Modernidade (acho que era isto) onde os alunos criavam um tema e o desenvolvia com danças, música, teatro...
Aprendi muito nesta Escola - a Escola da Vida (Lema do Colégio Batista de Fortaleza/José Milton) Tem mais coisas - o Centro de Artes, o Hino nacional (acho que era na 2ª ou na 4ª) Pátio cheio, alunos hasteando a bandeira e eu lá. Trabalhei lá de 1983 / 1991.
Ah... esqueci de muita coisa inclusive das aulas com o Pedagógico. Preparando alunas com o 4º ano para lecionarem em educação infantil utilizando a ferramenta música
Memórias...
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
A importância da pregação expositiva
A importância da pregação expositiva para o crescimento sadio da igreja
Rev. Hernandes Dias Lopes
Referência: Neemias 8.1-18
INTRODUÇÃO
1. O crescimento da igreja é um dos temas mais discutidos na atualidade
2. Há dois extremos perigosos quanto ao crescimento da igreja
a) Numerolatria –
b) Numerofobia –
3. A sedução do pragmatismo na busca do crescimento da igreja
4. O testemunho irrefutável dos fatos
5. Os grandes perigos que atentam contra o crescimento da igreja
a) Liberalismo teológico –
b) Sincretismo religioso –
c) Ortodoxia morta –
d) Superficialidade no Púlpito –
6. Vejamos um modelo bíblico de pregação expositiva para o crescimento saudável:
I. O AJUNTAMENTO PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS – v. 1-2
1. É espontâneo – v. 1
2. É coletivo – v. 2,3
3. É pontual – v. 3
4. É harmonioso – v. 1
5. É proposital – v. 1
II. A SUPREMACIA DA PALAVRA DE DEUS
1. O pregador precisa estar comprometido com as Escrituras – v. 2,4,5
2. O pregador precisa estar comprometido com o Deus das Escrituras
a) Piedade –
b) Fome de Deus –
c) Fome da Palavra –
d) Paixão –
3. O povo precisa estar sedento das Escrituras – v. 1,3
4. Atitudes do povo em relação às Escrituras
a) Ouvidos atentos (v.3) –
b) Mente desperta (v. 2,,3,8) –
c) Reverência (v.5) –
d) Adoração (v.6) –
III. A PRIMAZIA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Ler o texto das Escrituras – v. 2,3,5
2. Explicar o texto das Escrituras – v. 7,8
3. Aplicar o texto das Escrituras – v. 9-12
A exposição e a aplicação da Palavra de Deus produziu na vida do povo vários resultados gloriosos.
IV. OS EFEITOS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Atinge o Intelecto – v. 8
2. Atinge a Emoção – v. 9-12
a) Choro pelo pecado (v. 9) –
b) A alegria da restauração (v. 10) –
3. Atinge a vontade – v. 11-12
a) Obediência a Deus (v. 12) –
b) Solidariedade ao próximo (v. 12) –
V. A OBSERVÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS – v. 13-18
1. A liderança toma a iniciativa de observar a Palavra de Deus – v. 13-15
2. Os liderados obedecem a orientação da Palavra de Deus – v. 16-18
3. A alegria de Deus sempre vem sobre o povo quando este obedece a Palavra de Deus – v. 10,17b
CONCLUSÃO
Resultados gloriosos são colhidos quando o povo se volta para a Palavra de Deus:
a) Confissão de Pecado –
b) Aliança com Deus e reavimento –
O texto completo está no site- http://hernandesdiaslopes.com.br/2012/03/a-importancia-da-pregacao-expositiva-para-o-crescimento-sadio-da-igreja/#.UPfo2B19J4o
No you tube - Estudos sobre o livro Sermão expositivo - http://www.youtube.com/watch?v=wlZRiodr2ps&list=PL524F3F809678D9E2
Rev. Hernandes Dias Lopes
Referência: Neemias 8.1-18
INTRODUÇÃO
1. O crescimento da igreja é um dos temas mais discutidos na atualidade
2. Há dois extremos perigosos quanto ao crescimento da igreja
a) Numerolatria –
b) Numerofobia –
3. A sedução do pragmatismo na busca do crescimento da igreja
4. O testemunho irrefutável dos fatos
5. Os grandes perigos que atentam contra o crescimento da igreja
a) Liberalismo teológico –
b) Sincretismo religioso –
c) Ortodoxia morta –
d) Superficialidade no Púlpito –
6. Vejamos um modelo bíblico de pregação expositiva para o crescimento saudável:
I. O AJUNTAMENTO PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS – v. 1-2
1. É espontâneo – v. 1
2. É coletivo – v. 2,3
3. É pontual – v. 3
4. É harmonioso – v. 1
5. É proposital – v. 1
II. A SUPREMACIA DA PALAVRA DE DEUS
1. O pregador precisa estar comprometido com as Escrituras – v. 2,4,5
2. O pregador precisa estar comprometido com o Deus das Escrituras
a) Piedade –
b) Fome de Deus –
c) Fome da Palavra –
d) Paixão –
3. O povo precisa estar sedento das Escrituras – v. 1,3
4. Atitudes do povo em relação às Escrituras
a) Ouvidos atentos (v.3) –
b) Mente desperta (v. 2,,3,8) –
c) Reverência (v.5) –
d) Adoração (v.6) –
III. A PRIMAZIA DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Ler o texto das Escrituras – v. 2,3,5
2. Explicar o texto das Escrituras – v. 7,8
3. Aplicar o texto das Escrituras – v. 9-12
A exposição e a aplicação da Palavra de Deus produziu na vida do povo vários resultados gloriosos.
IV. OS EFEITOS DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
1. Atinge o Intelecto – v. 8
2. Atinge a Emoção – v. 9-12
a) Choro pelo pecado (v. 9) –
b) A alegria da restauração (v. 10) –
3. Atinge a vontade – v. 11-12
a) Obediência a Deus (v. 12) –
b) Solidariedade ao próximo (v. 12) –
V. A OBSERVÂNCIA DA PALAVRA DE DEUS – v. 13-18
1. A liderança toma a iniciativa de observar a Palavra de Deus – v. 13-15
2. Os liderados obedecem a orientação da Palavra de Deus – v. 16-18
3. A alegria de Deus sempre vem sobre o povo quando este obedece a Palavra de Deus – v. 10,17b
CONCLUSÃO
Resultados gloriosos são colhidos quando o povo se volta para a Palavra de Deus:
a) Confissão de Pecado –
b) Aliança com Deus e reavimento –
O texto completo está no site- http://hernandesdiaslopes.com.br/2012/03/a-importancia-da-pregacao-expositiva-para-o-crescimento-sadio-da-igreja/#.UPfo2B19J4o
No you tube - Estudos sobre o livro Sermão expositivo - http://www.youtube.com/watch?v=wlZRiodr2ps&list=PL524F3F809678D9E2
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
SOBRE O BELO, A ESTÉTICA E OS ALUNOS
Westh Ney Rodrigues Luz
Lendo recentemente um texto sobre Estética e História da Arte veio logo á minha memória dois casos que vivenciei.
O primeiro aconteceu no Metrô do Rio. Uma mulher me abordou quando lia o livro " Apreensão do Belo" de Meltzer e Williams. Perguntou-me se era sobre a prisão do Belo (o cantor). Fiquei sem ação e simplesmente respondi não. Não havia espaço para uma discussão filosófica dentro de um transporte coletivo, ainda mais quando ela pergunta isto bem alto. Os parâmetros culturais que ela trazia não me trouxe tranquilidade para discutir ali o quê ou quem era o Belo em questão.
O segundo caso que me trouxe perplexidade foi ver em um Colégio tradicional e particular da Zona Sul do Rio de Janeiro – onde lecionei Educação artística – as professoras das turmas e as de arte sendo obrigadas pela direção retocarem as pinturas e os quadrinhos feitos pelas crianças. De maneira alguma estes objetos poderiam ser enviados aos pais, era a ordem da direção.. Desde cedo a Escola adestrando e formatando a criatividade, o olhar estético das crianças. A arte não é esta cópia do real, ela é além, é maior.
O que é Estética e o que é Belo? Será que é algo que nos toca, nos faz bem só de olhar ou ouvir, que afeta nosso senso estético desde a natureza, árvores, flores, animais, pessoas até criações artísticas?
Estética (em grego aisthetikós) é a sensibilidade que temos para perceber as coisas. Uma obra de arte por mais perfeita ela ainda precisa de quem a observa, pois o artista a concebe, mas quem a vê o recria. Seres humanos são sensíveis ao apelo da beleza. Como se fosse um sentido subjetivo para apreciar, não simplesmente ver ou ouvir. O Belo é algo que consegue exprimir o que foi proposto naquela obra ou objeto. Por mais estranho que seja o objeto, ele cumpriu as regras que se propôs usar para chegar ao seu final e chega a alguém e este será impactado por esta arte ou este objeto e cada um fará a sua leitura. O feio seria o contrário - não atingiu o seu alvo. (SIGNORELLI, 2008, p. 15)
Immanuel Kant (1724-1804) afirma que o Belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente. Para ele, o objeto é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito, em que aprecia ou está exposto a este encontro com a Arte. Sobre o Sublime em arte, este é mais do que pensar no Belo que é variável em cada época. Sempre tenho aplicado este conceito com meus alunos. O sublime é mais uma potencialização do Belo, ligado ao sentimento, à expressão e não à racionalidade.
Voltando ao conceito de Arte e de Belo, esta (arte) alcançará o objetivo que aquele objeto estava proposto. Não é para ser a perfeita representação da realidade mas ela, a arte, usará corretamente o que desejar com regra para ter o seu objeto do jeito que o imaginou. No quadro de Honoré Daumier – Queremos Barrabás - , a arte tem ali como objeto a sociedade onde mesmo retratando a miséria, ali existe o Belo. (ARGAN, 1992, p.64)
Para que haja a percepção do significado do Belo é preciso ter uma experiência estética e então penso na Escola, na família e nas instituições que precisam proporcionar isto às pessoas, mais precisamente e prioritariamente às crianças.
Será que o Belo que cada um percebe não está impregnado da sua cultura, será que nossa percepção é totalmente isenta ou foi formada? Olhando por outro ângulo é assustador imaginar que nós professores podemos influenciar o aluno. Não podemos impor nossa estética à outra pessoa, ao aluno, mas podemos abrir janelas para que conheçam obras de arte de qualquer forma (plástica, música, poesia...)
No encontro com a história da Arte, conhecendo as características de cada período, e entendendo que nenhuma arte está solta no espaço mas, que ela acontece no espaço social, na cultura de cada lugar onde ela nasceu, nossos alunos expandirão seus horizontes e aprenderão a apreciar a Arte que agora conhecem pois foram apresentadas
Quando de forma interdisciplinar a Arte , a História, o Português, a Música e outras áreas de conhecimento conseguirem um entrelaçamento recriando o ambiente social do período histórico e social que estiver em questão, teremos alcançado uma forma criativa e eficaz de ensino.
..........REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. SP: Companhia das Letras, 1992.
INSTITUTO DE GESTÃO EDUCACIONAL SIGNORELLI. Guia de estudo em
ARTES, Estética e História da Arte. RJ: SIGNORELLI, 2008.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Fotos - CD Hinos
Gravação no Grande órgão da
Evangelische Stadtkirche Karlsruhe, Alemanha
Lançamento no Leopoldo Miguez dia 01/09/2012, na Escola Nacional de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro
terça-feira, 4 de setembro de 2012
CD Hinos ao Grande órgão da Evangelische Stadtkirche Karlsruhe, Alemanha
1. “O Deus de Abraão“ Cantor Cristão 14
D. J. Dayyam, melodia tradicional hebraica, arranjo de Gordon Young
2. “Santo, Santo, Santo“ Cantor Cristão 9
R. Heber, J. B. Dykes, arranjo de Emma Louise Ashford
3. “Oh , Tu que ouves nossas petições”
G. Croly, F. C. Atkinson, arranjo de Frederick Swann
4. “Exultação“ Cantor Cristão 15
F. J. Crosby, W. H. Doane, arranjo de Frederick Swann
5. “Oração de criança“ Cantor Cristão 540
S. E. McNair, J. Calasans, arranjo de Amaru Soren
6. “A Linda Estrela da Manha“
Philipp Nicolai, arranjo de Niels Wilhelm Gade
7. “Castelo Forte“ Cantor Cristão 323
Martin Luther, execução da Toccata e arranjo Christian-Markus Raiser
8. “Tudo entregarei“ Cantor Cristão 295
J. W. Van De Venter, W. S. Weeden, arranjo de Lani Smith
9. “Luz Benigna“ Cantor Cristão 355
J. H. Newman, J. B. Dykes, arranjo de Van Denman Thompson
10. “Olhando para Cristo“ Cantor Cristão 579
J. F. Soren, C. A. Miles, arranjo de Eugenio Gall
11. “Decisão“ Cantor Cristão 452
F. R. Havergal, I. D. Sankey, arranjo de Amaru Soren
12. “De joelhos partamos nosso pão“
Negro Spiritual Norte-Americano, arranjo de Dale Wood
13. “Oh mundo, tenho que deixar-te“
Heinrich Isaac, arranjo de Karl Wolfrum
14. “A Cidade Santa“ Jerusalém Cantor Cristão 521
F.F. Weatherly, S. Adams, arranjo de Amaru Soren
* A venda dos CDs será para ajudar o Lar Batista F.F.Soren.
Pedidos do CD HINOS ao órgão com Amaru Soren - CD beneficiente para o Lar Batista Ffsoren - secretaria@pibrj.org.br aos cuidados de João Marcos Soren - custo $20,00
.................................................................................................................................................................
Lar Batista F.F.Soren - um Lar para crianças em Tocantins
Tudo começou em 1930, quando um casal de missionários, Francisco e Beatriz Colares, escolheram um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno, no norte de Goiás, e ali construíram um templo, uma escola e a casa de moradia. Chão de terra batida, teto de palha e amor... assim nasceu Itacajá. Atualmente situa-se ali a fronteira com a reserva dos índios Craôs.
Em uma de suas viagens, o missionário Francisco Colares encontrou três crianças completamente sozinhas, abandonadas, num rancho de palha à beira do Rio Vermelho. O pai havia saído para procurar trabalho e a mãe morrera logo depois.
Ao chegar em casa e relatar à esposa, Beatriz, ela não vacilou: "Abriremos um orfanato para abrigar os órfãos que Deus nos mandar".
Surgiu, assim, em 28 de abril de 1942, o Orfanato-Escola Francisco Fulgêncio Soren, hoje Lar Batista F. F. Soren, tendo como primeiro diretor Francisco Colares.
Desde então vem cuidando de crianças órfãs, abandonadas, de lares desfeitos, adolescentes em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo Juizado de Menores e Conselho Tutelar.
Funciona atualmente em sistema de casas-lares, prestando assistência educacional, emocional, espiritual, de nutrição, saúde, música e profissionalização. Conta com o apoio de igrejas, instituições de saúde e profissionais voluntários.
Em ambiente seguro e acolhedor são assistidas de forma integral, preparando-as para a vida futura e buscando sua reinserção aos lares de origem ou adoção por família substituta.
O Lar abriga hoje trinta crianças. Sob a direção do Pastor Robson Rocha e esposa Judith Rocha, e está situado em Luzimangues no estado de Tocantins.
Marcadores:
Culto cristão,
HCC,
Hinologia,
Música,
Música na Igreja
Concerto de órgão no Lançamento do CD HINOS
Palavra final e agradecimentos do organista Amaru Soren no dia 01/09/2012
O caminho até aqui, até o dia de hoje, com a gravação feita, o CD pronto; foi um caminho pleno de surpresas. Nunca poderia imaginar, quando algum tempo atrás pensei em gravar um CD de hinos ao órgão, para apoiar o orfanato das crianças em Tocantins, o envolvimento, a prontidão de tantas pessoas, a dimensão que ganharia este projeto.
A comunhão que os hinos nos trazem....
Na realidade o trajeto deste CD foi iniciado há mais de vinte anos atrás, quando um grupo de voluntários da PIB-RJ realizou um projeto missionário que envolvia assistência médica, social e musical em Itacajá, pequeno povoado as margens do rio Manuel Alves Pequeno em Goiás. Ali conhecemos de perto as crianças do Lar Batista e também as necessidades das pessoas que vivem na região.Do outro lado deste rio tranquilo, a fronteira com a reserva dos índios Craôs, que atravessavam o rio muitas vezes para nos visitar.
Anos mais tarde, uma igreja na Alemanha coloca o seu instrumento mais valioso, um órgão que possui mais de cinco mil tubos, a disposição para a gravacão deste CD. Um engenheiro de som com a sua equipe e aparelhagem, desloca-se da cidade de Leipzig em direção o sul da Alemanha, Karlsruhe, para captar o encanto do som deste instrumento ressoando na acústica do santuário dessa igreja.
De abril até junho de 2012 foram realizadas várias sessões de gravacão, que em função das atividades da igreja e da procura de maior silêncio, se iniciavam a partir das 22 horas, e entravam noite adentro. Um dos cuidados desta gravação foi de procurar uma sonoridade não em primeira linha digitalizada, mas sim, uma sonoridade mais próxima possível dos harmônicos envolventes, podemos até dizer harmônicos litúrgicos, que são proporcionados pelas madeiras, pelos metais, quando em contato com o ar em um órgão de tubos.
A etapa final, relacionada com mastering, artes gráficas e impressão, contou com a preciosa colaboração de técnicos, artistas e profissionais aqui do Rio de Janeiro e de outros estados.
E para o encontro de hoje, tantas pessoas com tantas responsabilidades: na divulgação deste encontro, na preparação do programa impresso que temos em mãos; a equipe de recepção, a equipe de venda de CDs. Na decoração com as flores, com o cântico, narração, assistência com a registração e detrás do palco nos bastidores. Ensaios aqui organizados e a disponibilidade deste órgão maravilhoso neste salão belíssimo. Voluntários que colaboraram com tanto amor. O meu sincero obrigado.
Com o CD de Hinos temos junto um encarte, como fosse um livrinho.
Meu desejo foi, mesmo em um pequeno espaço e com uma letra muito miúda, fornecer o máximo de informações sobre a fonte e história dos hinos gravados, estimulando assim à pesquisa.
Temos também neste encarte, uma estrofe e estribilho de cada hino; informações sobre os hinários onde poderemos encontrar a versão original de cada hino, seja em inglês ou alemão, como também informações sobre os hinários onde encontraremos a tradução em portugues mais próxima da versão original.

A imagem que está no CD, é o nosso planeta: a terra.
A comunhão que os hinos nos trazem...
O último período de gravacao deste CD foi feito no dia 12 de Junho passado, na Igreja Luterana da cidade de Karlsruhe, Alemanha com o hino “Luz benigna“.
O dia estava clareando quando concluímos....
Tenho a certeza de que a “Luz Benigna“ tem acompanhado este projeto.
Por isso gostaria que concluíssemos este encontro entoando juntos este hino, que está impresso no programa. Após uma introdução ao órgão e ao meu sinal, vamos cantá-lo !
Este hino fala-nos de uma Luz, de um caminho, de um Lar celestial...
Que esta Luz venha iluminar o nosso caminho.
Que esta luz venha iluminar a vida de cada crianca no Lar, lá em Tocantins.
Que esta luz venha iluminar a crianca impaciente, cansada, as vezes triste,
que está dentro de cada um de nós.
E que então, possamos todos ser inspirados, refortalecidos e assim prosseguir.
Amaru Soren
Salão Leopoldo Miguez na Escola Nacional de Música da UFRJ
01/09/2012
...................................................................................................................................................................
...................................................................................................................................................................
Amaru Soren
Amaru Soren é formado pela Universidade federal do Rio de Janeiro com a distinção “magna cum laude”. Estudou piano, órgão, canto e regência, aperfeiçoando-se na Europa no Mozarteum Salzburg, Accademia Rossiniana di Pesaro, Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe.
Formou-se em Música Sacra, especializando-se em órgão, no Seminário Luterano Beuggen,
Baden-Württemberg, na Alemanha, obtendo no exame final o grau máximo.
Idealizador e regente do Aulos (1975–1990) , conjunto de música sacra renascentista e barroca da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, foi organista desta igreja por oito anos e regente do Coro João Soren. Atuou como organista de diversos coros evangélicos no Brasil, colaborando com o Coral Excelsior na época da direção do saudoso Maestro Saulo Velasco.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou-se como cantor solista, participando em concertos e produções de óperas também na Alemanha, Franca, Itália e Suiça. Posteriormente, apoiado pelo Maestro Gianni Socci, em Roma, profissionalizou-se como maestro preparador, trabalhando com artistas do porte de Edita Gruberová, Ernesto Palacio, Renata Scotto, Lorna Myers, Benjamin Matthews, Julia Varady, Nicolai Gedda, entre outros.
Como pianista recebeu a Medalha de Ouro Villa-Lobos e o Prêmio Guiomar Novaes. Em 2004 foi premiado pelo governo alemão por sua direção musical em “Mowgli”, espetáculo em estilo Musical com os jovens talentos do Badisches Konservatorium. Atualmente é maestro de repertório operístico na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha.
Amaru Soren é pesquisador da Hinódia e Salmódia cristãs, tendo realizado oficinas e palestras ilustradas sobre Música Sacra, Culto Cristão, O Organista Litúrgico, em igrejas e instituições religiosas no Brasil.
Desde 2009 é organista na Evangelische Stadtkirche Karlsruhe e tem participado em cultos e ofícios litúrgicos em diversos templos de diversas confissões irmãs:
Baptist Friedenskirche em Berlin, Calvary Baptist Church em New York, Chiesa Evangelica Valdesa di Roma, Igreja Batista de Roma, na Itália, Église Saint-Pierre de Montpon-Menésterol, Église Saint-Nicolas de Tarbes, na França e demais representativas igrejas luteranas na Alemanha.
É organista regularmente convidado do Templo Francês dos Uguenotes, na cidade de Erlangen, onde a herança musical do Saltério de Genebra é cuidadosamente preservada e cantada nos cultos.
Amaru Soren é filho da musicista Marilia Soren e neto do Pastor João Soren. É irmão de Suray Soren e sobrinho de João Marcos Soren.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Agenda Westh Ney_2012
Set, 07 - 10 - Foz de Iguaçú – PIB _ Oficinas: Musicalização, Coro e Culto
.................................
Out, 4 a 14 - Viagem anual do Coro na Bagagem2012 - Paranaguá (Curitiba) e Porto Alegre
Out, 19, 20 e 21 - 30º Congresso de Músicos da AMBF - oficina de Culto Cristão - PIB em Rio Bonito.
.............................
Nov, 11 - PIB de Goiânia// MM Marcus Vinicius Vianna
Nov, 18 - manhã - PIB no Bairro das Graças, em Belford Roxo.
Pr Isaías Coelho da Palma, MM Luis Armando Oliveira
Nov, 18 - noite - Igreja Batista Vila Isabel
Nov, 25 - manhã, 10h - Igreja Batista em Padre Miguel _ Allan Robson
Nov, 29 - quinta - 3ª Igreja batista em Areia Branca
......................
Abril, 01, 09h/12h - PIB Rio Bonito
Abril, 11, 15h/16h40 - Hosp. Evang. // Culto de Páscoa
Abril, 13 a15 – Coronel Fabriciano, MG // Culto, Adoração
Abril, 20_ 19h30 - Segunda IB Inhaúma // Culto Cantado_ Coro na Bagagem
Abril, 24, 19h - Seminário Teológico de Cabo Frio / Conferência Teológica
.............................
Maio, 19_ 19h - IB. Retiro, Volta Redonda // Encontro de Coros
Maio, 26, sábado_ 19h30 - Terceira Igreja Batista em Conceição de Macabú - posse da MM Tâmara Suellen
.............................
Junho, 09 e 10 - Bahia na PIB CATU-BA para histórias e apresentação do HCC.
Junho 17 - dom, manhà_Encerramento do Congresso AMBG_manhã_ Igreja Batista do Rocha, RJ
Junho, 23 e 24 - sáb. e dom- PIB Travessão da Barra, S. Francisco Itabapoana/ Pr. Alonso Colares // Congresso para coros
Junho, 29, sexta, 14h - PIB de Madureira / AMBC, Congresso, painel: Ministro ou Gestor
Junho, 30, sábado, 8h30 /12h - PIB de Itaboraíí - palestra como se deve falar em público, como dirigir culto, como estar à frente de uma programação...
Junho, 30, sábado, 19 horas, Encontro de coros_IB Monte Moriá_MM Cláudia De Paula Teixeira
.............................
Agosto, 30 - Igreja Batista Memorial da Tijuca – 19h30
.............................
Set, 01 - PIB em Vila Rosali_Encontro de Coros_ MM Karla Araújo_16h
Set, 02 - PIB de Niterói para apoiar a posse da nova MM - a Mere Marcia Bello
Set, 02 - Igreja Batista XV de Novembro_19h15 - Coro Celebrai - 65 anos
Assinar:
Postagens (Atom)