sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A música que Deus gosta...

Pode até não parecer, mas não gosto de discussões e de falar a mesma coisa sempre. Fico enjoada e com estômago revirado de falar as mesmas coisas, tão óbvias e de ler alguns e-mails tão castradores com críticas e proibições sobre música na igreja...

Mas vamos lá. Vou colocar aqui algumas idéias que já escrevi em outros momentos, mas como ficam me cutucando com estes assuntos, lá vou eu.

"... a um coração contrito, não desprezarás Ó DEUS!

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado;

coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus". Salmos 51.17


Ah, a música que Deus gosta... se há uma que alguém tenha perguntado e Ele disse qual era, eu não sei...

Só sei que a Bíblia diz, e eu releio assim: A música que vem de um coração contrito, aberto, esmagado, dilacerado, verdadeiro - não será descartado, será ouvida.

Esta é forma de encarar os cantos que entoamos para edificação, ensino e consolo/esperança do povo e de nós mesmos. Deus olha o nosso coração, ele ouve e ele sabe o que fazemos por hábito, por medo ou em verdade.

Não adianta cantar nenhuma canção com letra sacra ou religiosa - seja hino ou cântico ou canto contemporâneo avulso (que ainda não esta em nenhum livro e que chamamos hinário) - sem a adoração que flui do coração.

Louvor é o resultado da Adoração do ser humano.
Adoração é curvar-se, prostrar-se em total submissão aos atributos do Senhor Deus e que todos nós sabemos quais são. Uma vida submissa ao Senhor (vida de adoração constante) produz louvor - seja falado, cantado, só tocado ou orações de confissão e afirmações de fé (credo).

Louvar não é só cantar.
E quando for cantar, que este Cantar seja a Palavra, cantar verdades cristãs e dentro da doutrina denominacional e com conteúdo poético lindo de viver! Se eu ainda disser que deve ter melodias bonitas estarei emitindo um juízo estético e isto é muito relativo. pois o que eu acho bonito ou outro nem sempre acha.

Não gosto e não quero aceitar a palavra de muitos que cantam qualquer coisa - seja hinos do CC e HCC ou cânticos avulsos ou mesmo destes hinários ou outros e se dizem felizes depois que cantaram e chegam à simplória constatação que Deus gostou do que eles cantaram, mesmo que outros não tenham gostado ou apreciado.

Sempre respondo para as pessoas que me perguntam - o que Deus gosta? Qual a adoração que Deus gosta? Eu não sei que canções Deus gosta, mas eu sei (porque aprendi na Bíblia) que ele se agrada de um coração puro e contrito, submisso, verdadeiro, fiel mesmo que inquieto ou cheio de dúvidas do que se diz um adorador.

Ficaremos arrepiados,
felizes,
emocionados,
chorosos,
com lágrimas,
corações disparando,
calmos, suaves -
dependendo do jeito de cada um -,
pelo efeito da melodia, do rítmo
e do efeito da respiração dentro de nós quando cantamos,
da massagem
em todo o nosso corpo que a respiração provoca,
quando cantamos, e do que culturalmente, emocionalmente,
historicamente aqueles cantos - sejam
hinos dos hinários ou ainda não, ou cantos contemporâneos -
nos lembram quem somos ou de algo que diz respeito da vida de cada um de nós.

Não desprezemos o lugar onde vivemos, nosso tempo "presente", nossas raízes, nossas tradições, nosso jeito peculiar de ser. Sejamos livres, pois assim fomos criados por Deus - para a liberdade!

Cada um só dá o que tem.
Só que a vida é mais do que vivemos em nossos lares e igrejas (templo).
Deus não cabe dentro de uma igreja.
Deus é maior que nossos gostos pessoais, culturais e enraizados.
Ele é supra cultural, mas nós somos culturais e então ficamos aqui
neste mundinhonosso cheio de "verdades absolutas".

abraços

westh ney
“No essencial - unidade; nas diferenças - liberdade; e em todas as coisas - o amor." (teólogo Peter Meiderlin)

3 comentários:

  1. 10 para o seu comentário. Necessitamos de pessoas sábias e corajosas para falar o que é preciso falar. Cada dia estamos obrigando os nossos ouvidos a ouvirem o que não é louvor a Deus. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Aigner28/8/10 14:20

    O que uma teologia da presença de Jesus tem a colaborar com este assunto? A igreja ao continuar a obra de Jesus segue com obrigação de acolher, abrigar, alimentar (em amplo sentido) e libertar pessoas; qualquer pessoa, membro ou não de uma igreja, isto é, aquele que estiver próximo. A música de que Jesus gosta é aquela que pastoreia as ovelhinhas de Deus, tanto as que estão no aprisco como as que ainda precisam ser reunidas (João 10). Jesus nos pergunta: Amas-me? Apascenta os meus cordeirinhos. Jesus não está preocupado com música, está preocupado com as suas ovelhas. Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos abençoem e nos ajudem a discernir qual música mais bem apascenta o rebanho de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Porque não admite a SALVAÇÃO, o homem cria heróis e “heroínas”, refugia-se em “craques” e cocaínas, busca valores em “minas”, tenta lavar-se em tinas (ofurôs), mas provê ao outro ruínas e ainda aceita propinas!!? Só JESUS pondo a MÃO em seu pobre coração!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui para que possamos refletir juntos. Obrigada por visitar e escrever .