sábado, 19 de junho de 2010

Educação e Mudança, Paulo Freire

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 3ª edição. RJ: Paz e Terra, 1981. 79p.

Capítulo 1. O compromisso do profissional com a Sociedade.
• O compromisso envolve uma decisão lúcida e profunda de quem o assume e se dá no plano concreto. (15) – paráfrase

• "A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir". (16)

• Possibilidade de reflexão sobre si mesmo mais a sua ação no mundo deve existir em cada ser não é capaz de transpor os limites que lhe sobrevêm e por isto não serão capazes de compromissos. (16) - paráfrase

• "É um ser imerso no mundo, no seu estar, adaptado a ele e sem ter dele consciência. (16)

• "Somente um ser que é capaz de sair de seu contexto, de "distanciar-se" dele para ficar com ele". (17)

• Só poderá comprometer-se o ser que é capaz de distanciar-se da sua realidade, admirá-la e assim objetivá-la, transformá-la e quando este ser transforma a sua realidade, ele também será transformado por sua própria criação. Isto é um ser histórico. Um ser compromisso. Um homem. (17)

• atuar/operar/transformar

• "...não pode haver reflexão e ação fora da relação homem-realidade. (17)

• "O verdadeiro compromisso é a solidariedade (...) com aqueles que, na situação concreta, se encontram convertidos em "coisas". (19)

• O compromisso é próprio da existência humana. Este só existe quando se está engajado na realidade. Não se deve ser neutro. A neutralidade diante do mundo é o reflexo do medo que se tem de revelar o compromisso. (19) - paráfrase

• O compromisso do profissional com a sociedade antes é o do próprio homem com esta. (52) - paráfrase
• "Quanto mais me capacito como profissional, quanto mais sistematizo minhas experiências, quanto mais me utilizo do patrimônio cultural, que é patrimônio de todos e ao qual todos devem servir, mais aumenta minha responsabilidade com os homens". (20)

• Não se deve burocratizar o compromisso de profissional. Isto acontece quando os meios são mais importantes que os fins. E este fim é o homem. Isto acontece quando as técnicas são mais importantes e escravizam este profissional em vez de serem (as técnicas) suas escravas. (20) - paráfrase

• A postura de um salvador messiânico não é a ideal e correta. Esta postura de dono da verdade e proprietário do saber é de compromisso nem como profissional, nem como homem. É alienação. (21) - paráfrase

Compromisso é práxis = ação e reflexão sobre a realidade. É necessário para tal conhecimento da realidade. (21) - paráfrase

• O compromisso deve estar carregado de humanismo e este só será conseqüente com fudamentação científica. Este profissional precisa de aperfeiçoamento constante. (21) • O profissional deve ampliar os seus conhecimentos relativos ao homem e sua maneira de estar no mundo, substituindo a visão ingênua pela visão crítica da realidade. (21) - paráfrase

• O compromisso autêntico advém da percepção da realidade total e em permanente interação. "É transformando a totalidade que se transformam as partes e não o contrário". (21)

• "...humanismo e tecnologia não se excluem". "Se o meu compromisso é realmente com o homem concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação, não posso por isso mesmo prescindir da ciência, nem da tecnologia, com as quais vou instrumentando para melhor lutar por esta causa". (23)

• Não se deve subestimar o conhecimento e os procedimentos empíricos dos educandos. Tanto a técnica do educador quanto as manifestações culturais do educando não podem ser substituídos ou trocados. (23) - paráfrase

• "que fazer - ação - reflexão, que sempre se dá no mundo e sobre ele". (23)

• "Onde está seu compromisso verdadeiro com o homem, com sua humanização? Se se este homem for pensado como uma lata vazia ou de educador vai enchendo com seus "depósitos técnicos". (23) - paráfrase

• É necessário não se alienar com importações de técnicos e outras culturas, principalmente pausando em trmos de globalização. Quando o profissional é um alienado ele não percebe que não há técnicas neutras que possam ser transplantadas de um contexto a outro. (24) - paráfrase

• A alienação inibe a criatividade. Estimula o formalismo. Vê as coisas mais na superfície que no seu interior (25) - paráfrase

• Inserção crítica na realidade é compromisso verdadeiro. (25)

Fichamento elaborado por Westh Ney

Um comentário:

  1. Olá meu querido westh!
    Eu estava lendo o fichamento que vc fez a respeito do livro do Paulo Freire(Educação e mudança )Eu li e gostei muito.
    Posso lhe pedir uma coisa?se fosse possível vc me enviar o restante dos capítuos do fichamento.É POR QUE EU LI O PRIMEIRO E GOSTEI TANTO !!
    DESDE JÁ TE AGRADEÇO!!!
    ME MANDE POR E-MAIL. MEU E- MAIL É :cristina.iris2009@hotmail.com

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