Caros leitores
O tema da CBB – Convenção Batista Brasileira de 2024 é - Vivamos o amor. Sua divisa está em João 13.35 que diz – “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Que desafio temos, pensando nos desdobramentos do amor pelas ênfases de cada mês. Não deixe de se aprofundar com seus liderados cada tema proposto. Temos versículos bíblicos que poderão ajudar você nas suas falas e ordens de culto. Ah, como é fácil falar de amor, mas como é difícil diariamente lembrar de conjugar esse verbo. Verbo é ação. Amar é ação diária e de diversas maneiras.
Na revista 178, foi ressaltado que deveríamos viver o verdadeiro amor na comunhão entre os irmãos, do próximo em suas necessidades e anunciando Cristo ao mundo. Nessa revista (179) o apelo é vivermos o verdadeiro amor, ensinando as verdades de Cristo, o amor nos nossos lares, sendo o cuidado com o outro. Quantos desafios!
Um hino que me encantou na revista 179, foi o do mês de abril, o 475 HCC, “Vem me ensinar, Senhor”, de Keegen, Kaschel, Hodges e Ralph Manuel, que diz assim:
1. Vem me ensinar, Senhor, a tua santa lei.
Os teus preceitos tão fiéis meus próprios eu farei.
Na senda que eu trilhar derrama a tua luz.
Desejo ter a doce paz que o teu amor produz.
3. Vem me ensinar, Senhor, a espalhar a luz.
Que todos, ricos e plebeus, conheçam a Jesus.
Vem avivar em mim o zelo e o fervor.
Que todos venham adorar a ti, ó Deus de amor.
A doce paz que queremos é produzida pelo amor de Deus. Esse amor que nos faz ir ao encontro de qualquer classe social – “ricos e plebeus para que “conheçam a Jesus” e “que todos venham adorar a ti, ó Deus de amor”. Aqui está o grande desafio nosso como cristãos. Não desviemos nossos pensamentos com tantas celebrações e cantos só de contemplação e consolo. Desafiemos a todos, começando por nós mesmos, a pensar na terra que vivemos onde por falta de amor, temos visto muitos morrerem aos pouquinhos e um dia talvez não haja mais tempo, pois morreremos e viveremos uma eternidade com Deus, ou sem Deus.
Por isso, na Conversa afinada, abordamos as crianças nas revistas 178 e 179. Olhar, cuidar, amar e dar o nosso melhor para nossas crianças, é o que acontecerá de mais importante. Elas tão puras, cheias de bons pensamentos e ideais, podem aprender sobre o Jesus que nos acolhe, que amou as criancinhas, que valorizou as mulheres, que curou cegos e paralíticos, não se importando com a classe social, pois comeu e sentou com todos os que dele precisavam. Ah, esse Jesus fascinante, precisa ser conhecido de todos.
Que nossa oração seja:
– Oh, vem me ensinar, Senhor, pois quero fazer meus os teus preceitos, a tua santa lei.Que eu possa ser seu imitador, valorizando os peixinhos e os pães de um menino (HCC 475). Oh, vem me ensinar, Senhor, que quando eu estiver andando pelo vale escuro, ou da sombra da morte, não precisarei temer mal algum, porque o Bom Pastor estará comigo (HCC 187). Oh, vem me ensinar, Senhor, que quando neste tempo de incertezas, guerras, fomes e pobreza causam medo e aflição, suplicamos teu auxílio. Guarda os pais, as mães e os filhos na mais doce comunhão. Amém (HCC 593).
Que Deus nos abençoe e que não desanimemos de viver e falar de Cristo, pois ele dentro de nós é que nos ensina como amar.
_____________________
Profa. MM Westh Ney Rodrigues Luz, redatora da Revista Louvor