Palavra final e agradecimentos do organista Amaru Soren no dia 01/09/2012
O caminho até aqui, até o dia de hoje, com a gravação feita, o CD pronto; foi um caminho pleno de surpresas. Nunca poderia imaginar, quando algum tempo atrás pensei em gravar um CD de hinos ao órgão, para apoiar o orfanato das crianças em Tocantins, o envolvimento, a prontidão de tantas pessoas, a dimensão que ganharia este projeto.
A comunhão que os hinos nos trazem....
Na realidade o trajeto deste CD foi iniciado há mais de vinte anos atrás, quando um grupo de voluntários da PIB-RJ realizou um projeto missionário que envolvia assistência médica, social e musical em Itacajá, pequeno povoado as margens do rio Manuel Alves Pequeno em Goiás. Ali conhecemos de perto as crianças do Lar Batista e também as necessidades das pessoas que vivem na região.Do outro lado deste rio tranquilo, a fronteira com a reserva dos índios Craôs, que atravessavam o rio muitas vezes para nos visitar.
Anos mais tarde, uma igreja na Alemanha coloca o seu instrumento mais valioso, um órgão que possui mais de cinco mil tubos, a disposição para a gravacão deste CD. Um engenheiro de som com a sua equipe e aparelhagem, desloca-se da cidade de Leipzig em direção o sul da Alemanha, Karlsruhe, para captar o encanto do som deste instrumento ressoando na acústica do santuário dessa igreja.
De abril até junho de 2012 foram realizadas várias sessões de gravacão, que em função das atividades da igreja e da procura de maior silêncio, se iniciavam a partir das 22 horas, e entravam noite adentro. Um dos cuidados desta gravação foi de procurar uma sonoridade não em primeira linha digitalizada, mas sim, uma sonoridade mais próxima possível dos harmônicos envolventes, podemos até dizer harmônicos litúrgicos, que são proporcionados pelas madeiras, pelos metais, quando em contato com o ar em um órgão de tubos.
A etapa final, relacionada com mastering, artes gráficas e impressão, contou com a preciosa colaboração de técnicos, artistas e profissionais aqui do Rio de Janeiro e de outros estados.
E para o encontro de hoje, tantas pessoas com tantas responsabilidades: na divulgação deste encontro, na preparação do programa impresso que temos em mãos; a equipe de recepção, a equipe de venda de CDs. Na decoração com as flores, com o cântico, narração, assistência com a registração e detrás do palco nos bastidores. Ensaios aqui organizados e a disponibilidade deste órgão maravilhoso neste salão belíssimo. Voluntários que colaboraram com tanto amor. O meu sincero obrigado.
Com o CD de Hinos temos junto um encarte, como fosse um livrinho.
Meu desejo foi, mesmo em um pequeno espaço e com uma letra muito miúda, fornecer o máximo de informações sobre a fonte e história dos hinos gravados, estimulando assim à pesquisa.
Temos também neste encarte, uma estrofe e estribilho de cada hino; informações sobre os hinários onde poderemos encontrar a versão original de cada hino, seja em inglês ou alemão, como também informações sobre os hinários onde encontraremos a tradução em portugues mais próxima da versão original.
A imagem que está no CD, é o nosso planeta: a terra.
A comunhão que os hinos nos trazem...
O último período de gravacao deste CD foi feito no dia 12 de Junho passado, na Igreja Luterana da cidade de Karlsruhe, Alemanha com o hino “Luz benigna“.
O dia estava clareando quando concluímos....
Tenho a certeza de que a “Luz Benigna“ tem acompanhado este projeto.
Por isso gostaria que concluíssemos este encontro entoando juntos este hino, que está impresso no programa. Após uma introdução ao órgão e ao meu sinal, vamos cantá-lo !
Este hino fala-nos de uma Luz, de um caminho, de um Lar celestial...
Que esta Luz venha iluminar o nosso caminho.
Que esta luz venha iluminar a vida de cada crianca no Lar, lá em Tocantins.
Que esta luz venha iluminar a crianca impaciente, cansada, as vezes triste,
que está dentro de cada um de nós.
E que então, possamos todos ser inspirados, refortalecidos e assim prosseguir.
Amaru Soren
Salão Leopoldo Miguez na Escola Nacional de Música da UFRJ
01/09/2012
...................................................................................................................................................................
Amaru Soren
Amaru Soren é formado pela Universidade federal do Rio de Janeiro com a distinção “magna cum laude”. Estudou piano, órgão, canto e regência, aperfeiçoando-se na Europa no Mozarteum Salzburg, Accademia Rossiniana di Pesaro, Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe.
Formou-se em Música Sacra, especializando-se em órgão, no Seminário Luterano Beuggen,
Baden-Württemberg, na Alemanha, obtendo no exame final o grau máximo.
Idealizador e regente do Aulos (1975–1990) , conjunto de música sacra renascentista e barroca da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, foi organista desta igreja por oito anos e regente do Coro João Soren. Atuou como organista de diversos coros evangélicos no Brasil, colaborando com o Coral Excelsior na época da direção do saudoso Maestro Saulo Velasco.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou-se como cantor solista, participando em concertos e produções de óperas também na Alemanha, Franca, Itália e Suiça. Posteriormente, apoiado pelo Maestro Gianni Socci, em Roma, profissionalizou-se como maestro preparador, trabalhando com artistas do porte de Edita Gruberová, Ernesto Palacio, Renata Scotto, Lorna Myers, Benjamin Matthews, Julia Varady, Nicolai Gedda, entre outros.
Como pianista recebeu a Medalha de Ouro Villa-Lobos e o Prêmio Guiomar Novaes. Em 2004 foi premiado pelo governo alemão por sua direção musical em “Mowgli”, espetáculo em estilo Musical com os jovens talentos do Badisches Konservatorium. Atualmente é maestro de repertório operístico na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha.
Amaru Soren é pesquisador da Hinódia e Salmódia cristãs, tendo realizado oficinas e palestras ilustradas sobre Música Sacra, Culto Cristão, O Organista Litúrgico, em igrejas e instituições religiosas no Brasil.
Desde 2009 é organista na Evangelische Stadtkirche Karlsruhe e tem participado em cultos e ofícios litúrgicos em diversos templos de diversas confissões irmãs:
Baptist Friedenskirche em Berlin, Calvary Baptist Church em New York, Chiesa Evangelica Valdesa di Roma, Igreja Batista de Roma, na Itália, Église Saint-Pierre de Montpon-Menésterol, Église Saint-Nicolas de Tarbes, na França e demais representativas igrejas luteranas na Alemanha.
É organista regularmente convidado do Templo Francês dos Uguenotes, na cidade de Erlangen, onde a herança musical do Saltério de Genebra é cuidadosamente preservada e cantada nos cultos.
Amaru Soren é filho da musicista Marilia Soren e neto do Pastor João Soren. É irmão de Suray Soren e sobrinho de João Marcos Soren.