Pular para o conteúdo principal

Qual a função de um regente coral?

Eduardo Lakschevitz, diz em um artigo seu que está à disposição no site da Oficina coral que

" ... a idéia de transmissão de mensagens do regente para seu grupo soma-se à capacidade de liderança como a principal função do regente.

Em O ócio criativo, texto no qual procura mostrar o fim da sociedade industrial e início de uma nova era dita pós-moderna, Domenico de Masi (2000) apregoa uma mudança radical nas relações de trabalho. A figura do gerente como supervisor do processo criativo não seria mais necessária uma vez que, através de uma série de mudanças que já podemos perceber em nossa sociedade, o próprio executor do trabalho seria capaz de fazê-lo diretamente, cortando, assim, pelo menos uma camada hierárquica nas instituições. De todos os focos de resistência a esse processo de mudança, um dos mais fortes seria o corporativismo. Seguindo o autor, gerentes não abrirão mão facilmente de seus postos, mesmo cientes de sua potencial inutilidade (Masi,1999).

Se imaginarmos a situação acima no microcosmo de um grupo coral, onde o regente se equipara ao gerente descrito, poderemos chegar a uma ótica mais aproximada da função real do regente. Perceberemos que este deve se esforçar constantemente para identificar quais de seus procedimentos são absolutamente necessários no exercício de sua liderança, tornando, assim, sua presença um fator imprescindível ao funcionamento de sua comunidade, o coro. É a atitude oposta ao abuso de autoridade.

“O melhor regente é o não-regente”, costuma dizer o Prof. Gary Hill7 aos seus alunos de regência, que, num primeiro momento, recebem a informação com um misto de indagação e até mesmo espanto. “O regente nunca é neutro: ele necessariamente está ajudando ou atrapalhando a produção da boa música”, continua ele, insistindo na importância da liderança. “Qualquer gesto seu, voluntário ou não, tem grande influência no produto final”.

Durante os concertos do III Simpósio da IFCM (International Federation for Choral Music), acontecido em Vancouver, Canadá, em 1993, chamou-me a atenção o grande número de coros cujos regentes pareciam cautelosos quanto aos “excessos” de sua atividade. Alguns até mesmo retiravam-se da frente de seu grupo, evitando, assim, quaisquer tipos de movimentos supérfluos."

Leia mais em http://www.oficinacoral.org.br/ , no site entre em CANTADOR e depois em artigos.


*Eduardo Lakschevitz - mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri-Kansas City (EUA). Prof. na UNIRIO. Desde 1991 atua como regente, professor e palestrante em diversos cursos e simpósios no Brasil e nos Estados Unidos. É doutorando em Educação Musical pela UNIRIO. É regente do Coro FENASEG, e do Coral da TV Globo. É pesquisador do fenômeno da liderança associado à atividade do regente coral, tema sobre o qual há dois anos realiza palestras e treinamentos. Seus arranjos e composições corais têm sido publicados e gravados no Brasil, Estados Unidos, Venezuela e Eslovênia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hinódia Batista Brasileira: HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA JUERP - 2 - 5

História do Departamento de música da JUERP, pelo olhar, autobiografia ou lembranças de Bill Icther - Parte  V PUBLICAÇÕES Uma das grandes lacunas que senti no início do Departamento de Música, que oficialmente começou em 1958 , portanto, 50 anos atrás, foi na área de publicações. Existia pouca literatura coral. A coleção mais usada era “Coros Sacros, “ do irmão Arthur Lakschevitz , cujo primeiro volume saiu em 1950 . A coletânea de Graça Cowsert - “Hinos de Louvor,” também publicada em 1950, foi utilizada pelos corais, bem como a coleção, “Antemas Celestes” de Alyna Muirhead. Algumas coleções do metodista Alberto Ream também foram de grande valor. Cheguei a usá-las com os corais com quem trabalhava. A primeira publicação (1ª) do novo departamento foi “Antemas Corais,” uma coleção de músicas corais. Fiz questão, que, naquela primeira coleção, as músicas de alguns brasileiros fossem incluídas. A coleção tinha contribuições de Guilherme Loureiro, Carlos Zink, Heitor Ar...

CULTOS NOS LARES (CULTO DOMÉSTICO)

                                              Westh Ney Rodrigues Luz   INTRODUÇÃO                        “O Culto Cristão é primordial e essencialmente um ato de louvor e adoração, que também implica grato reconhecimento pelo amor abrangente e bondade redentora de Deus.” (teólogo Florovsky) Não deixemos que o culto que prestamos ao Senhor seja ele no lar (doméstico) ou no templo e que chamamos de culto coletivo, comum ou público nos desvie do sentido mais importante que é a glorificação e exaltação do nosso Pai amado, da alegria e certeza da redenção em Cristo e da doce presença do Espírito Santo presente sempre como ajudador e consolador. Somos igreja de Cristo, e nossos cultos precisam ser cristocêntricos. Ao escolhermos hinos ou canções, textos bíblicos não n...

Memórias - Colégio Batista Brasileiro, Rio e Santos Dumont, Fortaleza, Ceará

Tem tempo que não escrevo. Ando cansada e o facebook me rouba a energia...rsrsrsrsrs Desde ontem estou pensando e rememorando algumas coisas... Colégio Batista - durante minha vida profissional trabalhei em dois.  No Colégio Batista Brasileiro , na Conde de Bonfim na Tijuca/ Rio, com o querido diretor Joaquim Silva, que quando me contratou disse para eu não fazer uma revolução no Colégio. Ele tinha sido meu diretor na ACM quando eu era estudante do Científico e quando havia uma efervescência política na época, final dos anos 60 e fechamento dos centros acadêmicos e passeatas pelo centro do Rio. No Batista Brasileiro lecionei História para o antigo fundamental (da 5ª a 8ª série) nos anos 80.  No Colégio Batista Santos Dumont , Aldeota, Fortaleza - trabalhei com música (educação musical) e no Centro de Artes de lá. Da 5ª série até o 2ª grau. Foi um trabalho diferente. O diretor José Milton de Cerqueira era um visionário. Um dia lhe questionei pq estava recebendo já passad...