quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fotos - CD Hinos

Gravação no Grande órgão da 
Evangelische Stadtkirche Karlsruhe, Alemanha





Lançamento no Leopoldo Miguez dia 01/09/2012, na Escola Nacional de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro








terça-feira, 4 de setembro de 2012

CD Hinos ao Grande órgão da Evangelische Stadtkirche Karlsruhe, Alemanha


1. “O Deus de Abraão“ Cantor Cristão 14
D. J. Dayyam, melodia tradicional hebraica, arranjo de Gordon Young

2. “Santo, Santo, Santo“ Cantor Cristão 9
R. Heber, J. B. Dykes, arranjo de Emma Louise Ashford

3. “Oh , Tu que ouves nossas petições” 
G. Croly, F. C. Atkinson, arranjo de Frederick Swann

4. “Exultação“ Cantor Cristão 15
F. J. Crosby, W. H. Doane, arranjo de Frederick Swann

5. “Oração de criança“ Cantor Cristão 540
S. E. McNair, J. Calasans, arranjo de Amaru Soren

6. “A Linda Estrela da Manha“
Philipp Nicolai, arranjo de Niels Wilhelm Gade

7. “Castelo Forte“ Cantor Cristão 323
Martin Luther, execução da Toccata e arranjo Christian-Markus Raiser

8. “Tudo entregarei“ Cantor Cristão 295
J. W. Van De Venter, W. S. Weeden, arranjo de Lani Smith

9. “Luz Benigna“ Cantor Cristão 355
J. H. Newman, J. B. Dykes, arranjo de Van Denman Thompson

10. “Olhando para Cristo“ Cantor Cristão 579
J. F. Soren, C. A. Miles, arranjo de Eugenio Gall

11. “Decisão“ Cantor Cristão 452
F. R. Havergal, I. D. Sankey, arranjo de Amaru Soren

12. “De joelhos partamos nosso pão“
Negro Spiritual Norte-Americano, arranjo de Dale Wood

13. “Oh mundo, tenho que deixar-te“
Heinrich Isaac, arranjo de Karl Wolfrum

14. “A Cidade Santa“ Jerusalém Cantor Cristão 521
F.F. Weatherly, S. Adams, arranjo de Amaru Soren

* A venda dos CDs será para ajudar o Lar Batista F.F.Soren.
 Pedidos do CD HINOS ao órgão com Amaru Soren - CD beneficiente para o Lar Batista Ffsoren - secretaria@pibrj.org.br aos cuidados de João Marcos Soren - custo $20,00
.................................................................................................................................................................


Lar Batista F.F.Soren - um Lar para crianças em Tocantins

Tudo começou em 1930, quando um casal de missionários, Francisco e Beatriz Colares, escolheram um bonito lugar às margens do Rio Manoel Alves Pequeno, no norte de Goiás, e ali construíram um templo, uma escola e a casa de moradia.  Chão de terra batida, teto de palha e amor...  assim nasceu Itacajá. Atualmente situa-se ali a fronteira com a reserva dos índios Craôs.

Em uma de suas viagens, o missionário Francisco Colares encontrou três crianças completamente sozinhas, abandonadas, num rancho de palha à beira do Rio Vermelho.  O pai havia saído para procurar trabalho e a mãe morrera logo depois.  
Ao chegar em casa e relatar à esposa, Beatriz, ela não vacilou: "Abriremos um orfanato para abrigar os órfãos que Deus nos mandar".

Surgiu, assim, em 28 de abril de 1942, o Orfanato-Escola Francisco Fulgêncio Soren, hoje Lar Batista F. F. Soren, tendo como primeiro diretor Francisco Colares. 

Desde então vem cuidando de crianças órfãs, abandonadas, de lares desfeitos,  adolescentes em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo Juizado de Menores e Conselho Tutelar. 

Funciona atualmente em sistema de casas-lares, prestando assistência educacional, emocional, espiritual, de nutrição, saúde, música e profissionalização. Conta com o apoio de igrejas, instituições de saúde e profissionais voluntários. 

Em ambiente seguro e acolhedor são assistidas de forma integral, preparando-as para a vida futura e buscando sua reinserção aos lares de origem ou adoção por família substituta.  

O Lar abriga hoje trinta crianças. Sob a direção do Pastor Robson Rocha e esposa Judith Rocha, e está situado em Luzimangues no estado de Tocantins.


Concerto de órgão no Lançamento do CD HINOS


Palavra final e agradecimentos do organista Amaru Soren no dia 01/09/2012

O caminho até aqui, até o dia de hoje, com a gravação feita, o CD pronto; foi um caminho pleno de surpresas.  Nunca poderia imaginar, quando algum tempo atrás  pensei em gravar um CD de hinos ao órgão, para apoiar o orfanato  das crianças em Tocantins, o envolvimento, a prontidão de tantas pessoas,  a dimensão  que ganharia  este projeto.

A comunhão que os hinos nos trazem....

Na realidade  o trajeto  deste CD  foi iniciado há mais de vinte anos atrás, quando um grupo de voluntários da PIB-RJ realizou um projeto missionário que envolvia assistência médica, social e musical em Itacajá, pequeno povoado as margens do rio Manuel Alves Pequeno em Goiás. Ali conhecemos de perto as crianças do Lar Batista   e também as necessidades das pessoas que vivem na região.Do outro lado deste rio tranquilo, a fronteira com a reserva dos índios Craôs,  que atravessavam o rio muitas vezes para nos visitar.  

Anos mais tarde, uma igreja na Alemanha coloca o seu instrumento mais valioso, um órgão que possui mais de cinco mil tubos,  a disposição para a gravacão deste CD.  Um engenheiro de som com a sua equipe e aparelhagem,  desloca-se da cidade de Leipzig  em direção o sul da Alemanha, Karlsruhe,   para captar o encanto do som deste instrumento  ressoando na acústica do santuário dessa igreja.

De abril até junho de 2012 foram realizadas várias sessões de gravacão,  que em função das atividades da igreja e da procura de maior silêncio,  se iniciavam a partir das 22 horas, e entravam noite adentro.  Um dos cuidados desta gravação  foi de procurar uma sonoridade   não em primeira linha digitalizada,  mas sim, uma sonoridade mais próxima possível  dos harmônicos envolventes,  podemos até dizer harmônicos litúrgicos,  que são proporcionados pelas madeiras, pelos metais, quando em contato com o ar em um órgão de tubos.

A etapa final,  relacionada com mastering, artes gráficas e impressão, contou com a preciosa colaboração de técnicos, artistas e profissionais  aqui do Rio de Janeiro e de outros estados.  

E para o encontro de hoje,  tantas pessoas com tantas responsabilidades: na divulgação deste encontro,  na preparação do programa impresso que temos em mãos;  a equipe de recepção, a equipe de venda de CDs.  Na decoração com as flores, com o cântico, narração,  assistência com a registração e detrás do palco nos bastidores.  Ensaios aqui organizados e a disponibilidade deste órgão maravilhoso neste salão belíssimo.  Voluntários que colaboraram com tanto amor.  O meu sincero obrigado.

Com o CD de Hinos temos junto um encarte, como fosse um livrinho. 
Meu desejo foi,  mesmo em um pequeno espaço  e com uma letra muito miúda,  fornecer o máximo de informações sobre a fonte e história dos hinos gravados, estimulando assim à pesquisa.
Temos também neste encarte, uma estrofe e estribilho de cada hino; informações sobre os hinários  onde poderemos encontrar a versão original de cada hino, seja em inglês ou alemão, como também  informações sobre os hinários onde encontraremos a tradução em portugues mais próxima da versão original.  



A imagem que está no CD, é o nosso planeta: a terra.
A comunhão que os hinos nos trazem...

O último período de gravacao deste CD  foi feito no dia 12 de Junho passado,  na Igreja Luterana da cidade de Karlsruhe, Alemanha  com o hino “Luz benigna“. 
O dia estava clareando quando concluímos....
Tenho a certeza de que a “Luz Benigna“  tem acompanhado este projeto.  

Por isso gostaria que concluíssemos este encontro entoando juntos este hino, que está impresso no programa. Após uma introdução ao órgão e ao meu sinal, vamos cantá-lo !

Este hino fala-nos de uma Luz, de um caminho, de um Lar celestial... 
Que esta Luz  venha iluminar o nosso caminho. 
Que esta luz venha iluminar a vida de cada crianca no Lar, lá em Tocantins. 
Que esta luz venha iluminar a crianca impaciente, cansada, as vezes triste, 
que está dentro de cada um de nós.
E que então, possamos todos ser inspirados, refortalecidos e assim prosseguir. 
                                                                                                                                            Amaru Soren
                                                  Salão Leopoldo Miguez na Escola Nacional de Música da UFRJ  
01/09/2012
...................................................................................................................................................................
Amaru Soren

Amaru Soren é formado pela Universidade federal do Rio de Janeiro com a distinção “magna cum laude”. Estudou piano, órgão, canto e regência, aperfeiçoando-se na Europa no Mozarteum Salzburg, Accademia Rossiniana di Pesaro, Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe. 

Formou-se em Música Sacra, especializando-se em órgão, no Seminário Luterano Beuggen,
Baden-Württemberg, na Alemanha, obtendo no exame final o grau máximo.

Idealizador e regente do Aulos (1975–1990) , conjunto de música sacra renascentista e barroca da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, foi organista desta igreja por oito anos e regente do Coro João Soren. Atuou como organista de diversos coros evangélicos no Brasil, colaborando com o Coral Excelsior na época da direção do saudoso Maestro Saulo Velasco. 

No Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou-se como cantor solista, participando em concertos e produções de óperas também na Alemanha, Franca, Itália e Suiça. Posteriormente, apoiado pelo Maestro Gianni Socci, em Roma, profissionalizou-se como maestro preparador, trabalhando com artistas do porte de Edita Gruberová, Ernesto Palacio, Renata Scotto, Lorna Myers, Benjamin Matthews, Julia Varady, Nicolai Gedda, entre outros.

Como pianista recebeu a Medalha de Ouro Villa-Lobos e o Prêmio Guiomar Novaes. Em 2004 foi premiado pelo governo alemão por sua direção musical em “Mowgli”, espetáculo em estilo Musical com os jovens talentos do Badisches Konservatorium.  Atualmente é maestro de repertório operístico na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha. 

Amaru Soren é pesquisador da Hinódia e Salmódia cristãs, tendo realizado oficinas e palestras ilustradas sobre Música Sacra, Culto Cristão, O Organista Litúrgico, em igrejas e instituições religiosas no Brasil.

Desde 2009 é organista na Evangelische Stadtkirche Karlsruhe e tem participado em cultos e ofícios litúrgicos em diversos templos de diversas confissões irmãs: 
Baptist Friedenskirche em Berlin, Calvary Baptist Church em New York, Chiesa Evangelica Valdesa di Roma, Igreja Batista de Roma, na Itália, Église Saint-Pierre de Montpon-Menésterol,  Église Saint-Nicolas de Tarbes, na França e demais representativas igrejas luteranas na Alemanha. 

É organista regularmente convidado do Templo Francês dos Uguenotes, na cidade de Erlangen, onde a herança musical do Saltério de Genebra é cuidadosamente preservada e cantada nos cultos. 

Amaru Soren é filho da musicista Marilia Soren e neto do Pastor João Soren. É irmão de Suray Soren e sobrinho de João Marcos Soren.